NATAL

Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero em Recife (PE)

Festa tradicional do calendário natalino, o baile retorna às ruas da capital nos dias nos dias 23, 24 e 25 de dezembro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ópera popular conta a história do nascimento de Jesus no Marco Zero para um público de 70 mil pessoas - Divulgação

O "Baile do Menino Deus - uma brincadeira de Natal" anuncia seu retorno à Praça do Marco Zero, depois de dois anos em formato virtual devido à pandemia de covid-19. O espetáculo acontece de 23 a 25 de dezembro, celebrando 19 anos de Marco Zero e 39 anos de encenações pelo país.

O baile foi apresentado pela primeira vez no Recife, em 1983 e ao longo dos anos se transformou num dos espetáculos mais encenados do Brasil. Virou tradição em Pernambuco, festa do calendário natalino, atraindo público dos mais diferentes lugares.

No Marco Zero, o céu e o mar se juntam ao cenário, aos músicos, cantores, atores, bailarinos e ao grande público para celebrarem o nascimento do Menino Jesus, numa festa semelhante às brincadeiras populares, onde se misturam o sagrado e o profano.

Leia: Conheça o Guerreiro, tradição cultural de Alagoas no período natalino

Com acesso gratuito, o espetáculo alcança todas as idades e classes sociais com linguagem delicada, alegre, sublime e popular. Ronaldo Correia de Brito é quem assina a direção e a produção fica por conta de Carla Valença.

A ópera popular nordestina narra uma das histórias mais famosas do mundo trazendo o sotaque, a dança e a música da região para recuperar formas de celebrar o Natal que sobreviveram e se guardaram sobretudo no Nordeste. Fugindo do tradicional “Natal Congelado”, com neve de isopor, pinheiros, renas, trenós e Papai Noel, é apresentado a mais de 70 mil pessoas nas noites de Natal no Recife.

Leia: “Esse modelo econômico excludente não é a proposta que Jesus deixou”, afirma padre

Quem quiser saber mais sobre o espetáculo, assistir o teaser e conferir a trilha sonora pode acessar o site do Baile do Menino Deus ou acompanhar as novidades através do Instagram @bailedomeninodeusoficial.

Serviço:
Baile do Menino Deus - Uma Brincadeira de Natal
Datas: de 23 a 25 de dezembro de 2022, às 20h
Local: Praça do Marco Zero do Recife, Recife Antigo, Recife
Acesso gratuito
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga