feriado

Natal no final de semana: saiba o que abre e o que fecha

Como normalmente os bancos já não abrem aos sábados, domingos e feriados, as agências não funcionarão nos dias 24 e 25

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral funcionam de forma facultativa, a depender dos órgãos locais - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Este ano a véspera e o dia de Natal irão cair no penúltimo final de semana de 2022. Mesmo assim, a dúvida acerca dos serviços que funcionam ou não nesta data sempre vem à tona.

Nesta sexta-feira (23), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão funcionando normalmente, inclusive com atendimento ao público.

Porém, como normalmente os bancos não abrem aos sábados, domingos e feriados, as agências não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro, retomando o serviço normalmente na segunda, dia 26.

Vale ressaltar que no final de semana as áreas de autoatendimento dos bancos estarão abertas ao público, assim como será possível realizar transações financeiras pelos aplicativos.

Correios 

Para aquelas pessoas que necessitam enviar algo ou estão aguardando a chegada dos Correios, é importante saber que o serviço estará funcionando normalmente até a sexta-feira, dia 23.

Entretanto, na véspera de Natal (24), somente as agências que costumam funcionar aos sábados terão expediente. Neste dia a Central de Atendimento dos Correios estará funcionando das 8h às 14h. Já na segunda-feira, dia 26, as agências dos Correios funcionam em horário normal.

Lojas e shoppings

A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas da região. Os horários de funcionamento dos estabelecimentos também podem sofrer alterações.

Em relação aos shoppings, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a abertura de cada comércio neste final de ano será determinada pelos seus proprietários. Entretanto, no dia 25 de dezembro o funcionamento é facultativo na maioria dos shoppings. A partir da segunda-feira, dia 26, o funcionamento acontecerá normalmente.

Transporte público

Quanto aos transportes públicos, como a administração ocorre por meio das prefeituras, é importante que você procure se informar acerca dos fluxos e horários de funcionamento.

Em São Paulo, por exemplo, segundo informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), é possível que haja a inclusão de ônibus e trens no final de semana dos dias 24 e 25 para suprir as demandas de locomoção da população.

Hospitais e farmácias

Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente no final de semana. Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.

Postos de gasolina

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre às 6 horas da manhã e às 20h, inclusive em feriados.

Edição: Nicolau Soares