Dança das cadeiras

Com ministério do novo governo definido, Ivan Valente e Orlando Silva voltam à Câmara 

Suplentes Alfredinho e Luciene Cavalcante estreiam na Casa, representando São Paulo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |

Ouça o áudio:

Orlando Silva (esquerda) e Ivan Valente voltarão a atuar na Câmara dos Deputados em 2023 - Câmara dos Deputados

O anúncio do futuro ministério do governo Lula feito nesta quinta-feira (29) irá mexer na composição da próxima Câmara dos Deputados, com a troca de nomes escolhidos para comandar pastas da nova administração.

Cinco deputados federais eleitos este ano vão ceder seus lugares entre os 513 nomes da nova legislatura que assume em fevereiro para suplentes de suas federações. 

Pela federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), deixam de integrar a nova legislatura os recém-nomeados Alexandre Padilha (Relações Institucionais)  Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). 

Eles vão ser substituídos por Vicentinho (PT),  Orlando Silva (PC do B) e Alfredinho (PT). Os dois primeiros já são veteranos no Congresso Nacional enquanto Alfredinho fará sua estreia. Aos 61 anos, o piauiense foi um dos fundadores do partido e da CUT na década de 1980 e foi vereador na capital paulista por três mandatos, com atuação voltada para as periferias. 

O ex-ministro do Esporte Orlando Silva volta à Câmara como suplente após ter recebido mais de 108 mil votos como deputado federal, mas mesmo assim, insuficientes para um novo mandato. Em 2018, ela havia garantido uma vaga com 64.822 votos. 

 

 

Já pela federação PSOL-Rede, Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Originários) vão ser substituídas por Luciene Cavalcante e Ivan Valente. Cavalcante é professora da rede municipal paulistana e ativista pela Educação. 

 

 

Já Ivan Valente está na Câmara desde 1995, tanto pelo PT como pelo PSOL, partido que também presidiu. 
 

 

 

Edição: Glauco Faria