OUÇA E ASSISTA  

Tempero da Notícia: é hora de virar a página mais infeliz da história política brasileira 

Direto de Brasília, Rodrigo Vianna comenta o momento histórico da posse de Lula para o terceiro mandato 

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato

No próximo domingo, 1º de janeiro de 2023, terá início um novo período de reconstrução do Brasil. E de esperança por dias melhores, após quatro anos de destruição e propagação do ódio. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concluiu a formação do ministério com 11 mulheres e 26 homens. Destes, nove virão de MDB, UNIÃO BRASIL e PSD, compondo um necessário governo de coalizão.  

O PT comandará algumas das pastas mais importantes, como Fazenda, Desenvolvimento Social, Educação. E terá nomes muito significativos em pastas extremamente relevantes, como Marina Silva, no Meio Ambiente, Sônia Guajajara, em Povos Originários. Além dos nomes de Simone Tebet (MDB), no Planejamento, e Carlos Lupi (PDT), na Previdência.  

Após meses de tensão, o clima em Brasília agora é de normalidade. No último anúncio de sua equipe, Lula convidou o povo a participar da festa de posse, que terá vários shows durante todo o dia.  

Assista ao Tempero da Notícia: 

Tá na hora do Jair... 

Enquanto isso, o já ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixou o cargo – e o Brasil – pela porta dos fundos. Fez um discurso final melancólico, tentou se esquivar das responsabilidades pelas manifestações golpistas e viajou para Orlando, na Flórida, onde deve permanecer por algum tempo. 

Parte de seus apoiadores mais radicais foram presos, e os que restaram deixam os acampamentos, em meio à segurança reforçada no Distrito Federal. Entre as medidas estão o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, a suspensão do porte de armas em Brasília e a limitação do número de participantes do evento de posse.  

Panela de Pressão 

No último programa de 2022, quem Rodrigo Vianna leva para a “Panela de Pressão” é o bolsonarismo e a família do presidente que sai. Sendo o primeiro presidente a perder uma disputa pela reeleição, abandonando o governo e descreditado entre seus apoiadores, o bolsonarismo perde a capacidade de liderar a oposição de extrema-direita a Lula?  

Enquanto a família deixa o país, outros nomes avançam sobre a herança de votos da direita. Tarcísio de Freitas, em São Paulo, terá o segundo maior orçamento do país, atrás apenas do federal. O ex-vice-presidente, Hamilton Mourão, terá mandato de senador e o simbolismo da farda. Quem vai liderar a direita? 

Cafezinho 

Após a Copa do Mundo, o Tempero volta a oferecer um cafezinho para um jogador de futebol. Mas, dessa vez, para se despedir do maior de todos os tempos. O homem que inventou o futebol moderno e o transformou em um espetáculo mundial.  

Pelé se foi aos 82 anos, vítima de um câncer. Único jogador a ganhar três Copas do Mundo, fez mais de 1.200 gols e liderou o time do Santos, que também conquistou o mundo no começo dos anos 1960. Líderes mundiais e os melhores jogadores da atualidade pararam pra louvar Pelé. 

Onde assistir 

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 19h45, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC. 

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.  

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts. 

Edição: Rodrigo Gomes