imposto

Em 2023, IPVA deve subir cerca de 10%

Para pagar o imposto em parcela única com desconto, o contribuinte deve contatar a secretaria da Fazenda do seu estado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Do ano passado para cá não houve alteração no valor das alíquotas, que são determinadas por cada estado e variam de acordo com o tipo de veículo - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por conta da valorização dos veículos usados, a estimativa é que em 2023 o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) fique cerca de 10% mais caro do que o valor pago no início de 2022. O cálculo foi realizado e divulgado pela Zapay.

O imposto é calculado a partir do valor venal do veículo na tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Você pode consultar o valor do seu veículo acessando este link.

Do ano passado para cá não houve alteração no valor das alíquotas, que são determinadas por cada estado e variam de acordo com o tipo de veículo. 

Para pagar o seu IPVA em uma única parcela e com desconto, o contribuinte deve contatar a secretaria da Fazenda do seu estado, que é o órgão responsável pela coleta dos impostos.

No caso do proprietário do veículo querer parcelar o valor, o desconto não é aplicado e o pagamento pode ser feito acessando o aplicativo ou site do seu banco, acessando a opção parcelamento, desde que o banco seja conveniado com a Secretaria da Fazenda. 

As datas de vencimento das parcelas dependem do final da placa e do estado de origem do seu veículo. 

 

Edição: Thalita Pires