papa emérito

Católicos se despedem de Bento XVI em funeral com milhares de pessoas no Vaticano

Papa Francisco celebra missa, que seguiu protocolos relativos à morte de um papa reinante, com pequenas adaptações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Papa Francisco junto ao caixão de seu antecessor, Bento XVI - AFP Photo/Vatican Media

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram nesta quinta-feira (5) na Praça de São Pedro, no Vaticano, para as últimas homenagens ao papa emérito Bento XVI antes do sepultamento do corpo. A cerimônia teve ares de ineditismo, dada a presença de um papa reinante, Francisco, mas seguiu os padrões de homenagens aos pontífices mortos. 


"Santo subito": faixa levada por fiéis à Praça de São Pedro pede que Bento XVI se torne santo "imediatamente" / Alberto Pizzoli/AFP

Francisco chegou à celebração em cadeira de rodas, devido a dores no joelho, mas caminhou e esteve de pé em diferentes momentos da celebração. Emocionado, citou a frase "Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito", as últimas palavras pronunciadas por Jesus na cruz, segundo a fé católica.

"Também nós, firmemente unidos às últimas palavras do Senhor e ao testemunho que marcou a sua vida, queremos, como comunidade eclesial, seguir as suas pegadas e confiar o nosso irmão às mãos do Pai: que estas mãos misericordiosas encontrem a sua lâmpada acesa com o azeite do Evangelho, que ele difundiu e testemunhou durante a sua vida", afirmou o papa ao se despedir do antecessor.

:: Papa Francisco pede fim do ódio e da violência em mensagem ao povo brasileiro ::

Segundo informações oficiais do Vaticano, mais de 50 mil pessoas participaram das celebrações nesta quinta, incluindo "inúmeras" autoridades e chefes de Estado. A cerimônia foi conduzida por Francisco, com apoio do cardeal-decano Giovanni Batista Re, chefe da congregação dos bispos. Mais de 120 cardeais compareceram.

Após três dias de velório dentro da Basílica de São Pedro, o caixão com o corpo de Bento XVI foi levado para fora do templo para a celebração desta quinta. Após a missa realizada por Francisco, os restos mortais do papa emérito foram levados novamente para o interior da Basílica para uma cerimônia privada antes do sepultamento definitivo, em um espaço no interior do próprio templo.

Primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos, Bento XVI nasceu Joseph Ratzinger, na Alemanha. Ele anunciou em 2013 que deixaria a principal cadeira da igreja católica devido a problemas de saúde, após oito anos no cargo. Viveu, portanto, por mais tempo como papa emérito que como papa reinante.

Edição: Vivian Virissimo