Tradição

Dia de Reis já foi feriado nacional. Entenda o significado da data

O 6 de janeiro é celebrado com folias e reisados em diversas cidades do país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Imagem do 10º Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal, realizado em 2011 - Renato Araújo/Agência Brasil

A data de 6 de janeiro, Dia de Reis, remonta, segundo a tradição cristã, à visita dos reis magos que viajaram do Oriente para visitar Jesus Cristo doze dias após seu nascimento. De acordo com o calendário religioso, é conhecido ainda como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Santos dos Reis e o dia da Epifania.

A veneração se originou no século VIII, quando os reis magos Gaspar, Baltazar e Melchior foram santificados pela Igreja Católica. A história bíblica conta que eles levaram ouro, mirra e incenso como presentes para Jesus.

No Brasil, a data é comemorada por meio de celebrações chamadas de folias ou reisados, uma festa popular que acontece em diversos estados e dura, em muitas ocasiões de 24 de dezembro a 6 de janeiro.

Dia de Reis já foi feriado

Considerado parte das comemorações de Natal e Reveillón, fechando, na prática o ciclo natalino, o Dia de Reis já foi feriado nacional no Brasil.

Em dezembro de 1967, o jornal O Estado de S. Paulo noticiou a suspensão do feriado do Dia de Reis, além de outros cinco dias considerados santos pela Igreja Católica.

"Com a nova legislação implantada no País, os feriados e facultativos foram drasticamente reduzidos, passando a ser considerados dias santos apenas os seguintes: Natal, 1.º de janeiro, sexta-feira santa, Corpus Christi, Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Finados."

Em Natal, a data é feriado municipal, já que os santos são co-padroeiros da capital do Rio Grande do Norte.

Saiba mais: Dia de Reis: conheça a história da data e como ela é celebrada no Brasil

Edição: Glauco Faria