Responsável por atos

Congressista dos EUA pedirá saída de Bolsonaro do país após atos criminosos em Brasília

"Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes", disse Joaquim Castro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O ex-presidente Bolsonaro chegou em Orlando, nos Estados Unidos, em 30 de dezembro - Divulgação

O deputado democrata dos Estados Unidos Joaquin Castro afirmou que vai pedir ao Departamento de Segurança Interna que seu país não abrigue o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diante da invasão às sedes dos Três Poderes no Brasil realizada por apoiadores do ex-presidente, neste domingo (8).

"Eu apoio Lula e o governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia. Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes”, escreveu Castro em seu perfil no Twitter. Em entrevista à CNN estadunidense, o deputado também mencionou a expulsão do ex-presidente brasileiro.

A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez também se posicionou de forma semelhante em seu perfil no Twitter. “Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, afirmou a parlamentar.

Na mesma linha, o secretário de Estado dos Estados Unidos Antony Blinken reforçou o apoio a Lula e criticou os atos golpistas. “Condenamos estes ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal do Brasil hoje. Usar violência para atacar instituições democráticas é sempre inaceitável. Nos juntamos a Lula em instar um fim imediato a estas ações”, escreveu o secretário americano em suas reses sociais.  

O senador democrata Bernie Sanders também criticou os atos criminosos. “Os ataques de hoje são exatamente o motivo pelo qual eu pressionei para que o Senado aprovasse uma resolução apoiando as eleições livres e justas no Brasil. A questão é se o Brasil é uma democracia ou não. Apoiamos o governo democraticamente eleito do país e condenamos esta violência autoritária”, publicou. 

O ex-presidente Bolsonaro chegou em Orlando, nos Estados Unidos, em 30 de dezembro, onde está hospedado em uma casa de veraneio do ex-lutador de MMA José Aldo.

Edição: Glauco Faria