Internacional

Veja: deputado português chama Lula de “bandido” e é repreendido por líder do Parlamento

Presidente do Chega, partido de extrema-direita, André Ventura apoiou atos golpistas e foi vaiado por pares

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
André Ventura, líder da extrema-direita portuguesa, foi rechaçado pelo Parlamento português, após apoiar atos golpistas - Foto: Reprodução/Twitter

Durante audiência do Parlamento de Portugal, na última sexta-feira (13), o deputado André Ventura, presidente do Chega, partido de extrema-direita português, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “bandido” e foi repreendido pelo deputado Augusto Santos Silva, que preside a casa.

“Essa é uma expressão ofensiva, em relação a um presidente de uma nação muito amiga de Portugal. Portanto, ao brilho do regimento, sou obrigado a pedir que não use essa expressão se referindo ao presidente do Brasil”

::Presidentes e lideranças políticas internacionais celebram posse de Lula: "mandato histórico"::

Em seguida, Ventura tentou insistir no desrespeito, que pode, inclusive, gerar um incidente diplomático entre os dois países. “É difícil dirigir-nos ao presidente do Brasil de outra forma", afirmou o líder da extrema-direita portuguesa, que foi vaiado e recebeu gritos de alerta dos demais parlamentares.

Ventura é próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que abandonou o país em 30 de dezembro do ano passado.


::Lula segue reaproximação do Brasil com o mundo em Portugal: ‘Saudades’, diz primeiro-ministro::

A ofensa a Lula surgiu quando Ventura manifestava seu apoio aos atos golpistas do último domingo (8), no Brasil. “Nós compreendemos perfeitamente a fúria e a angústia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado, e eu peço desculpas às autoridades brasileiras acreditadas em Portugal, por um bandido.”

Vice-líder do Parlamento português, o deputado Pedro Delgado Alves, do Partido Socialista criticou Ventura. “Não há como dizer que compreende as razões de quem sobe a rampa do Palácio do Planalto para invadir as instituições brasileiras, ignorando o Estado de Direito, o resultado das eleições e a forma como em democracia se resolvem diferenças e dilemas.”

A deputada Joana Mortagua, do Bloco de Esquerda, foi ainda mais dura com Ventura. “A razão é apenas uma, não reconhecer o resultado do pleito eleitoral, não reconhecer que Jair Bolsonaro perdeu e Lula da Silva é o presidente democrático eleito do Brasil. Sabemos bem que a extrema-direita ganha nas urnas ou apela para a violência. Sabemos bem que o discurso ao ódio de Bolsonaro foi apoiado pela extrema-direita de Portugal.”

Edição: José Eduardo Bernardes