Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

GOLPISMO

Artigo | O bolsonarismo é um atentado à democracia

O embate não pode ser apenas nas ruas, mas deve ser uma prioridade para as instituições

16.jan.2023 às 13h31
Belo Horizonte
Éverlan Stutz

Cadeiras do Palácio do Planalto também foram vandalizadas - Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Assisti perplexo aos atos terroristas ocorridos em Brasília no domingo, dia 8. A empáfia desses fanáticos ultrapassou o limite da civilidade e evidencia os desafios que o atual presidente Lula tem pela frente: reconstruir uma nação devastada por um desgoverno e combater o bolsonarismo para salvaguardar a democracia e as instituições republicanas que lutam pela equidade de oportunidades e pela cidadania.

Não bastassem os quatro anos de barbárie institucionalizada com a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, agora vivenciamos constantes ataques à Constituição Federal e à nossa ainda fragilizada democracia, balzaquiana, em processos e retrocessos de construção histórica. O país-continente sofreu uma regressão sem precedentes desde 2016, quando ocorreu o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff.

Torna-se crucial investigar quem está patrocinando esses crimes

As áreas mais afetadas foram justamente aquelas que supriam as necessidades dos grupos historicamente vulnerabilizados: os pobres, os negros, os povos originários, as mulheres e a população LGBTQIA+.

Graças à democracia exercida nas urnas, que reafirma o sentido da cidadania brasileira, ficamos livres de Bolsonaro e de sua necropolítica escrachada. Infelizmente, o bolsonarismo se instaurou no país e deu voz a uma legião de golpistas que propagam um ódio fecundo às instituições democráticas ao ponto de depredar o patrimônio público. Não se trata de vandalismo, liberdade de expressão ou algo parecido. São criminosos que utilizam as cores da nossa bandeira em atos antidemocráticos, terroristas e inconstitucionais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

E para combater o crime organizado pelo negacionismo da derrota eleitoral do genocida que um dia foi presidente, é necessário que as instituições republicanas façam valer a rigidez das leis contra qualquer movimento golpista que seja uma ameaça ao Estado Democrático de Direito. Torna-se crucial investigar quem está patrocinando esses crimes para garantir a punição do alto escalão dos golpistas. Não basta apenas punir o gado, é preciso penalizar quem está por trás desse rebanho de fascistas.

O embate não pode ser apenas nas ruas

O enfretamento ao bolsonarismo deve ser uma prioridade para as instituições. Das escolas às igrejas, dos sindicatos ao Supremo Tribunal Federal, dos movimentos sociais ao Ministério Público, das rádios comunitárias aos veículos de alcance nacional e internacional.

Para o filósofo Jean-Paul Sartre, os intelectuais devem exercer uma função dinâmica na sociedade. Sartre tem um aforismo assertivo. "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota".

Portanto, já passou da hora de o bolsonarismo aceitar a vitória legítima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo eleitoral. Isso é democracia, que no Brasil foi conquistada com muitas lutas, perseguições políticas e torturas monstruosas contra os opositores ao golpe militar de 1964. A história é implacável. Golpistas não passarão!

 Éverlan Stutz é jornalista, professor e poeta.

—

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal  

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RELEITURA

Peça clássica de Plínio Marcos, Navalha na Carne ganha nova montagem com foco na violência de gênero

EM BRASÍLIA

Taxação dos super-ricos, manifesto pela Palestina e defesa da soberania marcam Encontro Nacional do PT

Conferência do clima

Desafios na hospedagem para a COP30 em Belém: falta de vagas ou higienismo?

DIREITO NEGADO

A três meses da COP30, Belém disponibiliza apenas 40 leitos para pessoas em situação de rua

Projeto de poder

Reforma que prevê reeleição indefinida em El Salvador ‘consolida ditadura’ de Bukele

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.