Ronda Política

PF prende suspeitos de ato golpista, STF vai apurar se Bolsonaro ignorou ordens sobre Yanomami

São cumpridos mandados em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em seu perfil no Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que "a autoridade da lei é maior do que os extremistas" - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (27), 11 mandados prisão e 27 ordens de busca e apreensão contra envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação por bolsonaristas das sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

As determinações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) visam bolsonaristas que participaram efetivamente, financiaram e foram os autores intelectuais dos atos. Eles são acusados dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.

:: "Terceiro Ato": da posse ao golpismo, filme do BdF mostra bastidores de um Brasil em disputa ::


Paraná foi um dos estados com maior participação nos atos golpistas / Marcelo Camargo/Agência Brasil

No total, a terceira fase da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal, que investiga os crimes citados, cumpre mandados nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

Em seu perfil no Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que "a autoridade da lei é maior do que os extremistas". Na mesma linha, o interventor na Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Ricardo Cappelli, respondeu ao ministro que "a lei será cumprida".

STF investigará se governo Bolsonaro ignorou decisões judiciais sobre povo Yanomami 

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai innvestigar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após detectar indícios de descumprimento de decisões judiciais proferidas desde 2020 e suspeitas de informações falsas prestadas à Justiça sobre medidas feitas em relação à Terra Indígena Yanomami.

:: Marina denuncia: quatro em cada dez crianças Yanomami estão contaminadas por mercúrio ::

"Em caso de identificação dos responsáveis, sofrerão o devido processo legal para punição", informou o gabinete do ministro Luís Roberto Barroso ao Metrópoles. Ele é relator dos processos que buscam garantir, por vias judiciais, a proteção aos indígenas do país.


Yanomami sofrem com a desassistência de anos do governo Bolsonaro / Divulgação/Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI)

Uma das medidas que teria sido descumprida pelo governo federal é a execução de um planejamento de enfrentamento à covid-19 nos territórios indígenas, com a inclusão de ações de segurança alimentar, campanhas de vacinação e a criação de barreiras sanitárias para evitar o contágio. 

:: MPF detalha ações e omissões do governo Bolsonaro na crise humanitária da TI Yanomami ::

O STF também determinou a expulsão de garimpeiros e madeireiros que ocupam a Terra Indígena Yanomami e outros seis territórios. Até o momento, no entanto, os criminosos continuam nas terras. 

Moraes determina desbloqueio dos perfis de Nikolas Ferreira

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio dos perfis das redes sociais do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Como contrapartida, Moraes decidiu que o parlamentar não poderá mais publicar ou compartilhar informações falsas, sob a pena de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.


Alexandre de Moraes / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quando determinou o bloqueio das redes, em 11 de janeiro, o ministro afirmou que a conduta de Ferreira e de outros parlamentares que publicam informações falsas e que estimulam os ataques ao Estado Democrático de Direito caracterizou "grave ferimento à ordem jurídica".

O ministro ainda afirmou que liberdade de expressão não é "escudo protetivo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos, ameaças, agressões, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas".  

Ênio Verri é o novo diretor da hidrelétrica Itaipu Binacional 

O deputado federal Ênio Verri (PT-PR) é o novo diretor-geral da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, conforme anunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira (26).

"Me sinto honrado do Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão em Itaipu", afirmou o congressista, que disse ainda que pretende "contribuir para o avanço econômico, tecnológico e social do país".


Lula e Ênio Verri / Reprodução - Arquivo PT-PR

O professor e economista foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 2005 e líder do PT na Câmara dos Deputados em 2020.

Michelle Bolsonaro volta dos Estados Unidos 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília, nesta quinta-feira (26), ao retornar de Orlando, nos Estados Unidos, onde estava com Jair Bolsonaro desde o dia 30 de dezembro.


Michelle Bolsonaro / Reprodução

Já o ex-presidente pediu para ficar mais tempo na casa do ex-lutador José Aldo, dono do imóvel em Orlando onde está hospedado. A expectativa, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é que Bolsonaro permaneça nos Estados Unidos até depois do carnaval. 

Edição: Nicolau Soares