PANDEMIA

Boletim da Fiocruz aponta queda de casos de síndrome respiratória em quase todo país

Única exceção é o Distrito Federal (DF), que ainda apresenta indícios de crescimento de casos de VSR

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Levantamento também percebeu uma interrupção no crescimento de casos de síndrome respiratória associada ao Vírus Sincicial Respiratório(VSR) - Foto: Pixabay

O mais recente Boletim do Infogripe, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela Covid-19 pararam de crescer em praticamente todos os estados.

O boletim foi divulgado na quinta-feira (26) e tem como referência os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde (Sivep-Gripe), coletados até o dia 23 de Janeiro. 

Nas últimas quatro semanas, o número de casos de SRAG relacionados à Covid-19 foi de 71.3%. No período anterior, foi de 77,8%, o que sugere uma relevante redução nas estatísticas. 

::China reabre fronteira após três anos de pandemia; Coreia do Sul, Japão e EUA impõem restrições::

“A maior parte do país está voltando a patamares significativamente baixos de Covid-19 em comparação com o histórico. Felizmente, não há sinal de retomada do crescimento nesse começo de ano”, explicou o pesquisador Marcelo Gomes, em comunicado de divulgação do boletim.

O levantamento também percebeu uma interrupção no crescimento de casos de síndrome respiratória associada ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pelo internamento de crianças acometidas por bronquiolite. Apenas o Distrito Federal ainda registra estabilidade em um patamar alto. 

::Pandemia causou retrocesso de 27 anos no combate à pobreza na América::

“O crescimento foi interrompido, mas ainda há um volume de internações semanais relativamente constante”, explicou Gomes sobre a situação do DF. 

Estados como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ainda apresentam uma presença expressiva do VSR, apesar de sugerir uma leve queda. Esse vírus também tem forte presença nos estados da região sul. Segundo dados do Boletim, nas últimas quatro semanas epidemiológicas foram computados 18% de casos causados pelo Vírus Sincicial Respiratório. 

Edição: Douglas Matos