Rainha do Mar

Festa das Águas celebra Iemanjá e Oxum nesta quinta (2) no Distrito Federal

A celebração acontece na Praça dos Orixás, com programação cultural e entrada gratuita

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A proteção de Iemanjá e Oxum será pedida ao Lago Paranoá, fundamental representante do bioma local, o Cerrado - Webert da Cruz

Acontece nesta quinta-feira (2) a quarta Festa das Águas, em que são celebradas Iemanjá, a Rainha do Mar, e Oxum, Mãe das Águas Doces no Distrito Federal. A celebração começará às 9h, na Praça dos Orixás, com programação cultural diversificada, pensada para valorizar a força e a beleza das religiões de matriz africana, que no DF contam com mais de 330 terreiros. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.

A programação conta com grupos musicais, como a Roda de Samba com Filhos de Dona Maria, e roda de capoeira, além de praça de alimentação e feira de artesanatos com pratos e artesanais típicos. 

"As culturas de matrizes africanas e de terreiro são responsáveis pela construção e manutenção de muito do que se chama genericamente de 'cultura brasileira'. Reafirmar a importância destes espaços para o cuidado, a valorização, e a consolidação de projetos políticos e de resistência da população negra no Brasil é fundamental hoje e sempre", afirma a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, uma das autoridades que confirmaram presença no evento.

:: Resistência secular no DF: terreiros de religiões afro-brasileiras combatem racismo religioso ::

A celebração representa um poderoso abraço entre Iemanjá e Oxum. Uma vez que o encontro acontece às margens do Lago Paranoá, fundamental representante do Cerrado, a Orixá dona das águas doces também é homenageada. 

“Oxum, assim como Iemanjá, é ícone da força feminina entre as tradições de matrizes africanas. Essa representatividade é um dos pontos-chave do encontro, conduzido e realizado, majoritariamente por mulheres. Juntas, as figuras atuantes na Rosa dos Ventos e no Coletivo de Yás do DF já somamos um potente número de representantes, que homenageiam justamente as duas Orixás femininas”, explica Yalorixá Mãe Baiana, do terreiro Ilê Axé Oyá Bagan.

O Instituto Rosa dos Ventos, responsável pela organização do evento, incentiva que durante o pedido de proteção às Orixás sejam ofertados materiais biodegradáveis (flores, frutas, comidas e fibras vegetais), para preservar a natureza, tão cara às religiões de matriz africana. 

Confira a programação completa:

Festa das Águas 2023, dia 02/02, a partir das 9h, na Praça dos Orixás

9h - Defumação e banho de cheiro com ervas sagradas;

10h -Roda para Oxum com Coletivo das Yás;

10h40 - Roda para Iemanjá com Coletivo das Yás;

11h20 - Cortejo de Entrega dos Balaios Movimento das Culturas Tradicionais de Terreiro;

12h – Roda de Samba Filhos de Dona Maria;

14h - DJ Pops;

15h - Roda de Capoeira Bando Matilha;

16h – Orquestra Alada Trovão da Mata;

18h – Zenga Baque Angola

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino