até 16 anos

Autorização para viagens de crianças e adolescentes ao exterior já pode ser feita pela internet

Documento on-line, que já estava disponível para viagens nacionais, agora é oferecido também para quem vai sair do país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Autorização pela internet passou a ser permitida também para viagens ao exterior - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já está disponível pela internet o serviço de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para que crianças e adolescentes até 16 anos viajem ao exterior desacompanhadas de ao menos um dos responsáveis. Até esta semana, a emissão do documento online só era permitida para viagens nacionais.

Para a emissão do documento, os pais ou responsáveis devem acessar a plataforma e-Notariado e realizar o pedido, preenchendo as informações solicitadas. Ao final do processo será feito um procedimento para reconhecimento de firma por videoconferência. Todo o processo é gratuito.

Depois de preenchidas todas as etapas, os pais ou responsáveis receberão um documento digital para validação no guichê da empresa aérea pela qual a criança ou adolescente vai viajar. O documento pode ser apresentado no celular ou em papel.

A duração do documento é determinada pelos próprios requerentes, de acordo com o prazo previsto para viagem. Uma vez que tenha sido emitida, a AEV estará disponível para ser acessada de qualquer lugar do mundo.

É importante destacar que para solicitar o documento pela internet é preciso ter um certificado digital, que também pode ser emitido gratuitamente pelo e-Notariado.

Edição: Thalita Pires