Folia

Vai curtir o carnaval em São Paulo? Confira quais blocos saem na capital

No meio de janeiro, a Prefeitura de São Paulo divulgou uma lista com 511 blocos autorizados pelo poder público

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo estimativas da própria Prefeitura, somente no pré-carnaval 15 milhões devem sair às ruas para aproveitar os blocos - Rovena Rosa/Agência Brasil

O carnaval em São Paulo neste ano terá mais de 500 blocos de rua espalhados entre os dias 11 e 12 (pré-carnaval), 18, 19, 20 e 21 (carnaval) e 25 e 26 (pós-carnaval). Trata-se de um dos maiores carnavais do país nas ruas da capital paulista.  

No total, serão cerca de 40 megablocos, com artistas de peso como Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Maria Rita, Alceu Valença e Michel Teló. Blocos não tão grandes, mas conhecidos pelo público em São Paulo, também farão o tradicional desfile, como Acadêmicos do Baixo Augusta, Agrada Gregos e Casa Comigo e Desculpa Qualquer Coisa.  

Mas também terão muitos blocos menores. Um deles é o Bloco Gamados, Nus e Lisos, que sai no domingo (12), às 10h, na Casa Luiz Gama (Rua Guaianases, 1435). Pedro Janequine, um dos organizadores do bloco, afirma que este carnaval, o primeiro após a pandemia de covid-19, será “de renascimento e cura depois de tanto tempo sem carnaval, para espantar o ódio da cidade e abraçar o espirito coletivo novamente. É o primeiro Carnaval do Gamados e a gente quer construir o bloco nesse espírito”.  

Anteriormente, o bloco era a Batucada Vem com Lula, criada durante a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje presidente da República. “Foi uma iniciativa dos comitês populares com o MST, Levante Popular da Juventude e Movimento Brasil Popular”, afirma.  

No meio de janeiro, a Prefeitura de São Paulo divulgou uma lista com 511 blocos autorizados pelo poder público. Segundo a gestão, dos 663 inscritos, 82 foram cancelados por desistência dos próprios organizadores. 

Ainda assim, o número de blocos parece ser maior do que o divulgado oficialmente, já que listas extraoficiais circulam nas redes sociais com números de blocos superiores ao divulgado oficialmente. Em uma dessas listas, 527 blocos de rua estão registrados. Segundo estimativas da própria Prefeitura, somente no pré-carnaval 15 milhões devem sair às ruas para aproveitar os blocos. 

Neste ano, a dispersão dos blocos pequenos e médios começa deve ocorrer até às 18h, e a dos blocos maiores, até às 19h. Desta vez também não haverá blocos de rua em quatro endereços tradicionais do carnaval de rua: Avenida dos Metalúrgicos (em Cidade Tiradentes), na Avenida Tiradentes (no Centro), na Avenida Luís Carlos Berrini (na Zona Sul), e no Largo da Batata (na Zona Oeste). 

Clique aqui para conferir a lista completa e oficial dos blocos de São Paulo.

Também há o link de uma lista extraoficial.

Edição: Rodrigo Durão Coelho