DIVERSÃO

Levar crianças para a folia? Confira dicas e programação infantil deste domingo em Pernambuco

Cuidados básicos precisam ser tomados para que elas possam aproveitar a folia com alegria e tranquilidade

Recife |
"Existem várias formas de apresentar a cultura e o carnaval para as crianças. Sempre respeite os limites delas", afirma a mãe de Nina e Haydée - Antonio Cruz/Agência Brasil

A animação para aproveitar bem o Carnaval já começa a tomar conta das pessoas. Em Olinda e Recife, cidades consagradas por grandes carnavais, a preparação das ruas está em ritmo avançado. Quem convive com crianças pode ter um motivo ainda mais especial para curtir a folia, é que muitas delas, nascidas durante a pandemia, vão ter sua primeira experiência com carnaval de rua agora em 2023. 

Leia também: Conheça cinco bloquinhos infantis confirmados para o carnaval de BH

As pequenas pernambucanas e pernambucanos, além das turistas que já chegaram em Recife ou Olinda, podem curtir uma vasta programação infantil antes mesmo dos dias oficiais de festa. Neste final de semana, acontecem diversos bloquinhos pelas cidades. Contudo, as pessoas responsáveis precisam levar em conta algumas coisas antes de sair com as/os pequenas/os para festejar essa tradição popular. 

Dicas básicas para curtir com tranquilidade

A gente pediu ajuda a uma mãe que já teve experiência com as filhas em festas carnavalescas para dar dicas básicas do que é preciso levar em conta ao escolher um bloquinho ou festa infantil.

Gleisa Campigotto, militante e mãe das gêmeas Nina e Haydée Campigotto, de 3 anos, compartilha o seguinte: 

- Saber se o local é adequado para crianças, se tem banheiro e sombra;

- Evitar horário de sol mais forte, a exemplo do horário entre 10h e 14h;

- Levar água, frutas e outras comidas que as crianças estejam habituadas;

- Vista sempre roupas confortáveis. Caso elas insistam em ir com fantasia quentes, leve uma troca de roupa fresquinha;

- Sempre dialogar com as crianças se estão gostando da festa. Algumas crianças com sensibilidade, por exemplo a auditiva, podem ter irritação por causa do barulho. Então veja a forma mais adequada para elas aproveitarem o período;

- Existem várias formas de apresentar a cultura e o carnaval para as crianças. Sempre respeite os limites delas, pois o que pode ser bom e divertido para os adultos, pode ser incômodo e desagradável para as crianças.

Após todas essas dicas, é hora de saber qual bloco ou festa escolher para curtir a Festa de Momo. O perfil Corujices da jornalista Claudia Bettini fez uma lista com diversas atividades infantis nas prévias e durante o Carnaval:

 


Confira os destaques da programação para este domingo 

15h - Panelinha de Pressão | Rua Antônio Vitruvio, Poço da Panela 

15h - Balança Rolhinha | Segundo Jardim em Boa Viagem 

16h - Dinossauros do Poço Ano II | Concentração na Rua dos Arcos no Poço da Panela 

Edição: Daniel Lamir e Vanessa Gonzaga