Memória

Políticos lamentam morte de Amazonino Mendes em suas redes sociais

Ex-governador do Amazonas morreu neste domingo (12) aos 83 anos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula disse que Amazonino Mendes "tinha gosto e vocação política" em suas redes sociais - Reprodução/Facebook/Amazonino Mendes

Políticos de diversos espectros políticos lamentaram a morte do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, aos 83 anos. Ele morreu neste domingo (12), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde 25 de dezembro do ano passado por problemas respiratórios. 

Em seu perfil no Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Amazonino. O petista lembrou que o ex-governador “tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus”. 

“Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022, em um vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a região norte do Brasil. Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou”, escreveu o presidente.  

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que recebeu “com profundo pesar” a notícia do falecimento de Amazonino. “Ao longo de sua vida pública, Amazonino foi um grande defensor do povo amazonense, em todos os cargos que exerceu, tanto no Legislativo como no Executivo. Meus sentimentos à família e amigos”, escreveu o ex-governador de São Paulo.  

O senador do Amazonas pelo MDB, Eduardo Braga, publicou um longo texto em seu perfil no Instagram. O congressista afirmou que é “impossível contar os últimos 50 anos da história do Amazonas sem dedicar importantes capítulos a Amazonino Mendes”.  

Braga também disse que Amazonino “tornou-se uma referência para as gerações subsequentes de políticos no Estado, como eu. Muito aprendi com Amazonino Mendes. Ora, dividindo o mesmo barco nas disputas eleitorais. Em outros momentos, em campos opostos. Mas sempre primando pelo respeito e partilhando de um imenso amor pelo nosso Estado”. 

“Suas vitórias, suas derrotas, seus acertos e erros são fontes inesgotáveis de inspiração. Sua trajetória permanecerá para sempre como uma bússola para quem alimenta o genuíno propósito de servir a população, especialmente a menos favorecida, a que habita as periferias das metrópoles e os rincões mais distantes da Amazônia.” 

O ex-deputado estadual do Amazonas, Serafim Correa (PSB), também prestou solidariedade em um texto publicado em seu perfil no Twitter. “Embora adversários políticos a vida toda, éramos grandes amigos desde o Colégio Dom Bosco. Minha solidariedade a sua família nesse momento de dor e perda”, lamentou Correa. 

O deputado federal pelo Amazonas Amom Mondel (Podemos) também usou suas redes sociais para lamentar a morte de Amazonino Mendes. “O Amazonas e a política Brasileira acabaram de perder o criador da UEA, precussor do Samu no Brasil e responsável pelas principais obras em Manaus e no Amazonas”, escreveu. 

“Amazonino relatou em nossas últimas conversas que a idade era apenas um número, e que a vontade e a esperança de fazer o bem não envelhecem, não tem fronteiras. Meus sentimentos mais sinceros aos familiares, amigos e a todos os admiradores desse que foi, sem dúvidas, quem mais marcou a política amazonense.” 

A ex-vereadora de Manaus, ex-deputada federal e ex-senadora pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin (PCdoB), afirmou que as contribuições de Amazonino Mendes para o seu estado serão eternas. “Lamento a partida do ex-governador Amazonino Mendes. Um homem que dedicou sua vida à política amazonense e suas obras e contribuições para o estado do Amazonas serão para sempre lembradas. Minhas condolências para toda família e aos amigos nesse momento”, escreveu. 

Edição: Daniel Lamir