Sistema prisional

Incêndio em penitenciária de Florianópolis deixa pelo menos três mortos e 43 feridos

Incêndio teria começado em um colchão dentro de uma cela

São Paulo | SP |

Ouça o áudio:

Governo não informou a identidade das vítimas - Foto: Marina Oliveira/Divulgação

Por volta das 12h30, desta quarta-feira (15), um incêndio tomou conta de um complexo da Penitenciária de Florianópolis, em Santa Catarina. Até o fechamento da matéria, o governo catarinense havia anunciado a morte de três homens e o atendimento a 43 pessoas que inalaram fumaça.

De acordo com a apuração inicial das forças de segurança do estado, o incêndio teria começado em um colchão dentro de uma cela e se espalhado rapidamente, impedindo as tentativas dos carcereiros apagarem o fogo.

Seis equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local para combater as chamas e socorrer as vítimas.

Em nota, o Governo de Santa Catarina afirmou que “atua de forma rápida com os Bombeiros Militares, a Secretaria de Administração Prisional, a Polícia Militar e a Polícia Científica para combater o fogo, descobrir a causa do incêndio, identificar as vítimas e prestar socorro a qualquer outro apenado que possa ter sido afetado pela ocorrência na Penitenciária de Florianópolis”.

O governo de Santa Catarina ainda não divulgou a identidade dos três homens que morreram e nem informou se seriam presos ou trabalhadores da unidade.

A Pastoral Carcerária, em contato com o Brasil de Fato, afirmou que acompanhará a apuração do incêndio. De acordo com a entidade, vistorias antigas revelaram fios desecampados e fiação exposta no prédio. "Mas não tem como dizer que isso provocou o fogo, teremos que aguardar a perícia", afirmou Newton Almeida, coordenador da Pastoral.

Edição: Rodrigo Durão Coelho