BEM VIVER NA TV

'Cannabis é legalizada no Brasil. Para quem tem dinheiro', diz especialista na Lei Antidrogas

Bem Viver na TV traz debate sobre avanços e desafios da cannabis medicinal no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ítalo Coelho de Alencar, advogado especialista no tema das drogas, foi convidado desta edição do Bem Viver na TV - Divulgação

No programa Bem Viver na TV desta semana, do Brasil de Fato, foram discutidos os avanços e desafios do uso da cannabis medicinal no Brasil. Com a presença de Ítalo Coelho, advogado e especialista em Lei Antidrogas no Ceará, o programa apresentou informações relevantes sobre como a substância interage com o corpo humano, avanços no tratamento e acesso ao medicamento.

De acordo com Ítalo Coelho, a cannabis já tem propriedades terapêuticas conhecidas há milênios e, mais recentemente, a ciência tem comprovado que diversas doenças, como Parkinson, Alzheimer, câncer, epilepsias, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão, podem ser tratadas com a cannabis. Ele ainda afirmou que a Anvisa vem regulamentando a possibilidade de usar os produtos de cannabis via óleo, via oral e nasal.

Assista também: Bem Viver na TV celebra os 20 anos do Brasil de Fato 

No entanto, a proibição da substância tem gerado um impacto negativo no avanço da ciência brasileira. “O problema é que a proibição tem gerado com que a ciência brasileira não avance como devia, mas a partir de notícias internacionais, famílias de crianças, principalmente crianças com síndromes raras, passaram a se arriscar a importar esse produto para tratar das suas famílias, inclusive correndo o risco de serem taxadas como traficantes”, afirmou Ítalo Coelho.

Foi mencionado também que associações de pacientes têm um papel fundamental no avanço da regulamentação do uso da cannabis medicinal no Brasil, ensinando aos médicos como é feito o tratamento, já que as faculdades de medicina não ensinam o sistema endocanabinóide, o que é uma lacuna educacional.

O acesso é o maior obstáculo enfrentado pelos pacientes que precisam do medicamento. “O grande nó é o acesso. Está legalizado a cannabis no Brasil para o tratamento médico. Pra quem tem dinheiro”, lamentou Ítalo Coelho. Muitos pacientes buscam o acesso por meio de judicialização, exigindo que o Estado ou empresas de planos de saúde forneçam o medicamento. Há ainda aqueles que fazem o cultivo caseiro ou se juntam em associações de pacientes para produzir o medicamento.

Saiba mais: Câmara de Porto Alegre aprova projeto em prol de pesquisas sobre uso medicinal da cannabis

Em meio aos avanços e desafios, a política pública sobre a cannabis medicinal é fundamental. Ítalo Coelho ressaltou que o Estado deve garantir o direito à saúde dos pacientes que necessitam do uso da cannabis medicinal. “O paciente pode exigir que o Estado forneça e que empresas de planos de saúde também forneçam através de judicialização”, afirmou o especialista em Lei Antidrogas.

No Mosaico Cultural, o programa mostrou a educação agroecológica, popular e libertadora da Escola Eduardo Galeano, reconstruída por famílias do MST no Quilombo do Campo Grande, Sul de Minas Gerais. O Momento Agroecológico exibiu uma associação de extrativistas que produz castanha sustentável e livre de trabalho escravo na Amazônia. 

Além disso, teve também uma Dica de Saúde com a médica de Saúde da Família, Nathália Neiva sobre doenças causadas pelo consumo de alimentos ultraprocessados. E o quadro Alimento é Saúde mostra o projeto que está mudando a vida de jovens da periferia por meio da culinária, o Gastronomia Periférica.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital; na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital, UnBTV em Brasília no Canal 15 da NET e TV UFMA Maranhão no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30.

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Douglas Matos