OPERAÇÃO NO DF

Ibama encontra 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro

Preso desde fevereiro por causa de omissão nos atos de 8 de janeiro, Torres foi alvo de operação do Ibama em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ex-ministro da Justiça, Anderson Torres foi alvo de operção do Ibama - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso desde janeiro, foi alvo de uma operação do Ibama em sua residência em Brasília nesta sexta-feira (24). O órgão encontrou 60 aves mantidas ilegalmente no criadouro, uma delas com a pata mutilada.

O Ibama informou, segundo reportagem publicada no UOL neste sábado (25), que a atividade foi embargada e notificou Torres para apresentar informações sobre os animais registrados no sistema que não foram encontrados no local.

O ex-ministro foi multado em R$54 mil por irregularidades como utilização de animais em desacordo com a autorização, inserção de dados falsos no sistema e mutilação. A informação foi confirmada ao UOL pelo advogado de Torres, Rodrigo Roca.

:: No DF, CPI dos atos antidemocráticos aprova quebra de sigilo e convocação de Anderson Torres ::

A operação foi um desdobramento de uma investigação iniciada no ano passado pelo Ibama, a partir da identificação de informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros, como o registro de ave sob responsabilidade de Torres em nome de outra pessoa.

Desde 14 de janeiro, Torres está preso por suspeita de omissão e conivência com atos golpistas de 8 de janeiro, quando era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Na ocasião, a Polícia Federal encontrou uma minuta de um decreto para impedir a posse de Lula durante buscas na casa de Torres. O ex-ministro nega as acusações e afirma ter adotado medidas para prevenir as invasões ocorridas no ato. Sobre a minuta, ele afirmou em depoimento que ela não tem "viabilidade jurídica" e que não sabe quem foi o autor do texto. A defesa de Torres afirmou ao UOL que ele irá recorrer da multa aplicada pelo Ibama.

Edição: Douglas Matos