Evitável

Em 10 anos, São Sebastião recebeu ao menos 4 alertas sobre risco de tragédia

Número de mortos no desastre do litoral norte sobe para 64

São Paulo | SP |
São Sebastião foi o município mais afetado pelas chuvas do final de semana, 64 pessoas morreram na cidade - Foto: Prefeitura de São Sebastião

Desde 2013, a prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, recebeu ao menos quatro alertas sobre os riscos de deslizamentos e enchentes no município, que se confirmaram nos dias 18 e 19 de fevereiro, quando a cidade foi alcançada pelo maior volume de chuvas na história do país, com 680mm de precipitação em apenas 24 horas.

O primeiro alerta veio em 2013, quando um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre expansão das áreas de risco usou o município de São Sebastião como alvo, detalhando os riscos de deslizamentos na região.

Cinco anos depois, em 2018, um levantamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) indicou 52 áreas que corriam riscos de deslizamentos. Entre as regiões apontadas pelo órgão, estava São Sebastião.

Em 2020, o Ministério Público Estadual de São Paulo, após estudo na região, concluiu que a Vila do Sahy, região mais prejudicada pelos deslizamentos e enchentes do último final de semana, seria “uma verdadeira tragédia anunciada.”

Por último, em 2022, uma proposta da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), calçada por análise do Mackenzie de 2015, sugere que famílias que ocupavam a Vila do Sahy fossem deslocadas para uma área vizinha, onde estariam fora do risco de deslizamentos.

Informações atualizadas

Neste domingo (26), a Defesa Civil confirmou que o número de mortos chegou a 64, 55 vítimas já foram identificadas, sendo 20 homens, 17 mulheres e 18 de crianças. Ao todo, 2.251 pessoas ficaram desalojadas e 1.815, desabrigadas.

A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuvas fortes com raios e vento. O acumulado de precipitações não deve ser relevante, mas manterá o solo úmido, o que dificulta a busca por vítimas e a retirada de entulhos e escombros da cidade.  

De acordo com o boletim emitido pelo governo de São Paulo, deve chover 40 milímetros neste domingo, 40 milímetros na próxima segunda-feira (27) e 45 milímetros na terça-feira (28).

Ainda de acordo com o Governo do Estado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltará a despachar da capital paulista na segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, com retornos esporádicos previstos para a próxima semana.

Edição: Thales Schmidt