PANDEMIA

Vacinas bivalentes contra a covid começam a ser aplicadas em pelo menos 18 capitais

Pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhas e quilombolas poderão receber dose de reforço

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Aprovadas pela Anvisa em novembro de 2022, os primeiros lotes de vacinas bivalentes chegaram ao país em dezembro - Tânia Rego/Agência Brasil

Pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas já podem receber uma dose de reforço contra a Covid-19 com a versão bivalente dos imunizantes.

Continua após publicidade

As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Aprovadas pela Anvisa em novembro de 2022, os primeiros lotes desses imunizantes chegaram ao país em dezembro.

As vacinas bivalentes estão disponíveis em dois tipos: Bivalente BA.1 – que protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1; e Bivalente BA.4/BA.5 – que protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA.4/BA.5.

Segundo um levantamento realizado pela CNN, pelo menos 18 capitais deram início à vacinação nesta segunda-feira. Já cinco capitais começaram a aplicação das doses atualizadas, enquanto Cuiabá (MT) deve começar a imunização nesta quarta-feira (1º).

Leia também: 700 mil mortos, nenhum condenado: Brasil completa 3 anos do primeiro caso de covid sem punições

São elas: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), Maceió (AL), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Salvador (BA).

Além disso, pelo menos cinco capitais já começaram a aplicar as doses atualizadas: Manaus (AM), João Pessoa (PB), Recife (PE), Campo Grande (MS) e Vitória (ES). Três cidades ainda não contam com informações sobre a aplicação: Fortaleza (CE), Belém (PA) e Florianópolis (SC).

:: Covid é mais letal para crianças pequenas do que todas as doenças prevenidas por vacina juntas ::

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação será dividida em quatro fases: a primeira é destinada a pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A segunda fase é para pessoas entre 60 e 69 anos, seguida pela terceira fase, destinada a gestantes e puérperas. Já a quarta fase é destinada a profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (27), um Movimento Nacional pela Vacinação. A iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no SUS. O lançamento da campanha foi realizado em Brasília com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A imunização contra a Covid-19 será focada inicialmente em idosos, pessoas com comorbidades e indivíduos com deficiência.

:: Nísia Trindade é a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde no Brasil ::

Edição: Vivian Virissimo