Março é delas

Almoço da Resistência: mulheres do MST promovem encontro cultural, gastronômico e solidário

Armazém do Campo da capital paulista recebe evento neste sábado (4); serão arrecadas doações para vítimas da chuva

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Mulheres Sem Terra promovem evento de solidariedade para alimentar o corpo e a alma - Arquivo MST

Neste sábado (4), mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promovem uma nova edição do Almoço da Resistência no Armazém do Campo da capital paulista. Além da programação cultural e gastronômica, o evento será uma oportunidade de prestar solidariedade às famílias atingidas pela tragédia da chuva no litoral norte de São Paulo.

Continua após publicidade

O evento começa às 10h e vai até o final do tarde, com o arroz carreteiro preparado pela equipe do Armazém do Campo. As atividades incluem uma roda de conversa com o tema "Organizando o território: a construção de assentamentos em rede" e a projeção do filme Sem Raiz. A música fica por conta do grupo Cabaré Feminista e a DJ Beca Gouveia.

Alimentos não perecíveis e materiais de higiene serão arrecadados durante o encontro e direcionados às vítimas das consequências do temporal. Segundo o governo do estado de São Paulo há milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas. Pelo menos 65 óbitos já foram confirmados.

O evento acontece às vésperas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março e faz parte das celebrações do MST que marcam o mês.

"De maneira geral, esse almoço faz parte da nossa agenda da jornada das mulheres aqui do estado de São Paulo, mas dessa jornada que é composta nacionalmente pelas mulheres Sem Terra é uma forma de marcar a nossa luta", afirma Lizandra Guedes da coordenação nacional do setor de gênero do MST.

Segundo ela, a celebração tem foco na importância do protagonismo das mulheres do campo, mas em aliança com a cidade. Após três anos de restrições por causa da pandemia da covid-19, o encontro também carrega o caráter de retomada. "A ideia é que possamos, depois de tanto tempo de isolamento, encontrar, celebrar, fazer um pouco desse processo de solidariedade", pontua ela.

O Almoço vai ser também uma oportunidade de provar o tradicional Arroz Carreteiro do Armazém do Campo, inclusive na versão vegetariana. A verba arrecada será investida na continuidade das atividades e projetos das mulheres do MST. O Armazém do Campo fica na Alameda Eduardo Prado, 460, no bairro Campos Elísios da cidade de São Paulo.

Edição: Thalita Pires