Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Opinião

Lei que inclui a história e cultura afro-brasileira na educação básica faz 20 anos

Embora duas décadas tenham se passado, a lei 10.639 não foi implementada de forma efetiva nos currículos escolares

02.mar.2023 às 15h37
Rio de Janeiro (RJ)
Professor Josemar

Maria Conga, em Magé - Divulgação

Nascida pela força das ideias e da esperança, a lei 10.639 completou 20 anos em janeiro passado. Com a sua aprovação, passou a ser obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica e formação de professores. 

Foi uma conquista de décadas de luta do movimento negro. A essência está na importância para a formação da sociedade brasileira ao receber o ensino sobre a África e a cultura negra, revolvendo os anos de negação da contribuição do povo negro nas áreas social, cultural, econômica e política para a História do Brasil. 

Leia também: Moradores de favelas do Rio organizam ato para reivindicar ações preventivas contra enchentes

Finalmente, a valorização dos intelectuais e artistas negros brasileiros, da música, da culinária, da dança e das religiões de matriz africana estava se tornando, naquela época, realidade para o ensino e debates em salas de aula. 

Em 2008, a legislação avançou para fortalecer a luta indígena com a aprovação da lei 11.645, unindo, ampliando e pautando a luta do negro e indígena no ambiente escolar brasileiro. 

Em 2014, o Plano Nacional de Educação reforçou a aplicação da lei ao estabelecer metas e prazos para que os currículos promovessem plenamente o ensino previsto nas legislações.

Embora duas décadas tenham se passado, podemos afirmar que a lei 10.639 não foi implementada de forma efetiva. Há uma distância entre o que se propõe e o seu resultado, e o motivo está na intolerância, na discriminação e no racismo.

Como negro e professor, nascido e criado em São Gonçalo, de formação em escola e universidade públicas não posso deixar de expressar minha frustração com os passos lentos dados na aplicação da lei. 

Nos últimos quatro anos, o retrocesso não foi maior graças à resistência de nossos educadores, do movimento negro e dos indígenas.

Entre os muitos exemplos que mostram não ter havido a mudança necessária na sociedade para a igualdade racial, podemos citar um episódio muito recente: o ataque, no início de fevereiro, ao monumento da líder quilombola Maria Conga, em Magé, com placa arrancada e marcas de símbolos nazistas. 

Vale lembrar que por muitos anos prevaleceu o discurso de que o brasileiro não era racista, uma vez que havia uma alegada boa convivência entre brancos e negros, gerando, assim, o mito da democracia racial. Não se ouvia qualquer citação afirmando que o racismo vai desde a exclusão de negros em cargos de melhores salários ou dos cursos universitários até piadas sobre o cabelo. A face mais cruel desse pensamento é escancarada quando pesquisas revelam que jovens negros morrem mais do que jovens brancos vitimados pela violência.    

Tendo em vista que a escola atua no exercício da cidadania e dela sairão os jovens que vão orientar uma população antirracista, queremos a plena aplicação das nossas legislações. 

É importante ressaltar, sempre, que professores têm grande participação na formulação da consciência contra as discriminações, em especial da racial.  A mudança passa pela Educação. E a população negra tem pressa de viver com igualdade e justiça social, e não quer mais ser vítima do racismo. 

*Professor Josemar é deputado estadual  pelo Psol e presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos Raciais da Assembleia Lesgislativa do Estado do Rio (Alerj).

** Este é um artigo de opinião. A visão expressa não representa necessariamente a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: educaçãoprofessoresrio de janeiro
[sibwp_form id=1]

Veja mais

NUNCA VI, NEM COMI

Defesa de Augusto Heleno tira o corpo fora: ‘se houve, ele não participou’ de tentativa de golpe de Estado

DIGNIDADE

Lula lança no Aglomerado da Serra, em BH, o programa Gás do Povo para milhões de famílias

Desvio de finalidade

TCE suspende programa de escolas cívico-militares de Tarcísio de Freitas em São Paulo

Áudios vazados

Rússia ironiza acusação de governo argentino de culpa em escândalo envolvendo irmã de Milei

Retórica repetida

Defesa de Braga Netto pede anulação de delação de Mauro Cid: ‘Mente descaradamente’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.