ensino público

Mutirão da Defensoria Pública vai ajudar famílias do Rio que buscam vagas em creches

Durante o mês de março, os mutirões devem acontecer aos finais de semana, aos sábados, em diferentes bairros da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As demandas por creche também são atendidas pela Defensoria por meio dos núcleos de primeiro atendimento - Andrea Rego Barros/PCR

Um mutirão está sendo organizado pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DP-RJ) para ajudar os pais e responsáveis que ainda não conseguiram vagas em creches na cidade do Rio. Durante o mês de março, os mutirões devem acontecer todos os fins de semana, aos sábados, de 9h às 15h, em diferentes bairros da cidade.

No próximo sábado (4), os atendimentos acontecem na unidade da Taquara, na zona Oeste da cidade. No dia 11 de março, na unidade de Campo Grande, na mesma região. No local, também serão concentradas as demandas de Santa Cruz.

Leia também: RJ: Mães enfrentam filas de madrugada na porta das creches e não conseguem vagas para os filhos

No dia 18, o mutirão acontece no centro, onde serão concentrados os atendimentos das demais áreas da cidade. Já no dia 25, a Defensoria volta a atender na Taquara.

Os defensores vão atender responsáveis de crianças com idade de até 5 anos. Os atendimentos devem ser agendados pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria, pelo telefone ou aplicativo. O objetivo é evitar aglomerações e espera em filas.

:: Revogaço, recuperação de aprendizagens e financiamento: as prioridades do GT da Educação ::

Além dos mutirões, as demandas por creche também são atendidas pela Defensoria por meio dos núcleos de primeiro atendimento, nos canais oficiais da instituição.

O órgão destaca que, nos casos em que não há vaga, ela entra com uma ação na qual um juiz emite um mandado requerendo a vaga em uma creche próxima ao bairro onde a família reside. Em caso de demora ou não cumprimento, os pais ou responsáveis podem retornar à Defensoria Pública e requerer a execução do pedido na rede pública ou em uma creche privada conveniada.

:: Análise | O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública ::

Serviço

Mutirão para vagas em creches da Defensoria Pública do RJ

Agendamento: telefone 129 ou aplicativo Defensoria RJ

Endereços: Taquara: R. Padre Ventura, 50;

Campo Grande: Edificio Business Completo - Av. Maria Teresa, 75 - 4º andar;

Centro: Avenida Marechal Câmara, 314.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse