CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estudante da UFF cria aplicativo voltado para educação sexual e combate à ISTs

Plataforma reúne conteúdos sobre como ter uma vida sexual saudável e é utilizada como material em escolas públicas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As ISTs são ocasionadas por fungos, bactérias, vírus ou outros microrganismos - Foto: Pixabay

Um aplicativo voltado para a educação sexual e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foi desenvolvido pelo estudante do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Victor Manço Rensende. Chamado de Prev-IST, o aplicativo pretende transmitir informações confiáveis de modo rápido, acessível e gratuito para a população.

A programação da plataforma foi realizada por Igor Barreto Meirelles, estudante de Tecnologia em Sistemas de Computação e bolsista Pibinova no Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), com a orientação do professor de Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Metodologia Científica da UFF, Jorge Luiz Lima.

:: Saiba quando e onde realizar testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis ::

Como funciona?

Ao acessar o aplicativo, por meio do link ou QRcode, o usuário é apresentado a algumas possibilidades de leituras, como: informações sobre as ISTs (sintomas e modo de transmissão), prevenção combinada (Profilaxia Pré-Exposição - PrEP, Profilaxia Pós-Exposição - PEP, testagem regular, vacinação e outros), puberdade, métodos contraceptivos, violência sexual e vídeos. Os materiais podem ser encontrados na página do Instagram e os vídeos, produzidos pelo canal Ciência & Saúde UFF, também estão disponíveis no YouTube.

Leia mais: O que é sífilis? Como me proteger?

Para uma maior divulgação desses conteúdos, o aplicativo vem sendo utilizado e apresentado em escolas públicas, como no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), em ações de educação em saúde. Para João Victor, o acesso à educação pode ser efetivo no controle do número de pessoas com ISTs no Brasil, permitindo o entendimento de práticas saudáveis de saúde, além de formar uma rede de pessoas conscientes que não propagam tabus a respeito desses assuntos.

Ainda de acordo com o estudante, a importância desse tipo de projeto nas comunidades seria a de promover a saúde, através de “um processo que visa capacitar a comunidade, mirando na melhoria da qualidade de vida, com interfaces em diversos setores".

:: Depois que eu tive meu filho, perdi o desejo de transar. Por quê? ::

Segundo a UFF, as tecnologias da informação e comunicação na área da saúde, exemplificadas neste estudo por meio do uso do app, se apresentam como recursos em potencial para a melhoria dos índices de saúde da população.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister