Começa hoje

Inscrições no Fies podem ser feitas a partir desta terça até a sexta-feira

O estudante deve ter realizado alguma edição do Enem desde 2010 e comprovar renda de até três salários mínimos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O resultado será divulgado no próximo dia 14 de março e poderá ser acessado no mesmo link em que o estudante fez a inscrição - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Estudantes que pretendem ingressar por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em uma universidade particular ainda no primeiro semestre do ano, podem se inscrever no programa entre os dias 7 e 10 de março. 

Para realizar a inscrição, o estudante deve acessar a aba do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no link "Inscreva-se". Para isso é necessário criar ou realizar login com a sua conta gov.br.

O processo seletivo utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contempla estudantes que possuam renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. 

O resultado será divulgado no próximo dia 14 de março e poderá ser acessado no mesmo link em que o estudante fez a inscrição. 

Os candidatos contemplados terão entre os dias 15 e 17 deste mês para realizarem a complementação das informações dadas no momento da inscrição, juntamente à instituição de ensino em que foram selecionados.

Para isso, é importante estar atento aos prazos, reunir todos os documentos necessários e saber os locais e horários disponibilizados pela instituição para confirmar a vaga e realizar a matrícula. 

Dentre os dias 21 de março e 18 de maio será realizada a convocação da lista de espera, visando ocupar as vagas nas universidades e convocar os estudantes que não foram contemplados na primeira chamada. 

O cronograma completo também pode ser acessado no Portal Único, que é a plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC) para os processos de ingresso no ensino superior por meio do Enem. 

As parcelas do Fies começam a ser quitadas somente após a conclusão do curso de graduação. O financiamento estudantil pode variar de acordo com a renda familiar do estudante. 

Para se inscrever no Fies 2023, o estudante deve ter realizado alguma edição do Enem desde 2010, não pode ter zerado a redação e deve ter obtido média igual ou superior a 450 pontos. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho