CENTRAL DO BRASIL

Mulheres são as mais afetadas pelo agronegócio, diz dirigente do MST

Movimento realiza neste mês de março a Jornada das Mulheres Sem Terra em todo país

Brasil de Fato|Recife(PE) |
Na Jornada de Luta, as mulheres do MST têm denunciado a violência do agronegócio - Acervo/MST

Entre os dias 6 e 8 de março, as mulheres do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST) realizam uma jornada de luta denunciando o avanço do agronegócio, a fome e a violência. 

Continua após publicidade

Para falar sobre isso, o programa Central do Brasil desta terça-feira(07) entrevistou Lucineia Freitas. Ela é dirigente nacional do setor de gênero do MST.

Além de relatar a programação da jornada, Lucineia afirmou que as mulheres são as mais prejudicadas pelo agronegócio

"Com o avanço agronegócio, as mulheres são as mais impactadas. Esse modelo de produção gera fome e violência. Para enfrentar a fome e a violência, desde a violência contra o território até a violência contra os nossos corpos, a gente precisa efetivar uma política de reforma agrária que comece a reorganizar a estrutura fundiária do Brasil", apontou. 

:: ' Não comemos eucalipto', diz MST sobre ocupação de área da Suzano; Justiça determina despejo ::

Ela cita que o agronegócio é o modelo de produção que gera fome e expulsa as mulheres de seus territórios no campo. Por isso, a jornada tem organizado, em quase todas as capitais, os acampamentos pedagógicos. 

"Esses acampamentos têm a função de promover o processo de formação e organização das mulheres, troca de experiências e oficinas. É uma semana de luta. A gente vai ter também ações de solidariedade, com distribuição de alimentos. e feiras da Reforma Agrária", explicou. 

Na entrevista, Freitas comentou as recentes ocupações de terra feitas por mulheres do movimento no interior da Bahia. Ela explicou que é uma ação permanente do MST e que o processo de ocupação de terra é condição para manter o processo de produção. 

:: Mulheres do campo e da cidade unificam ato neste 8 de março em Porto Alegre ::

"O MST, no último período, se destacou pelas ações de solidariedade. Estas ações foram possíveis porque nós produzimos alimentos. Para produzir alimentos, esse território precisou ser ocupado, negociado, precisou ter efetivado a política de assentamento", explicou. 

A entrevista completa de Lucineia Freitas você acompanha na edição desta terça-feira do programa Central do Brasil

Assista agora ao programa completo



E tem mais! 

O destino de Bolsonaro na Justiça 


Continua incerto o destino dos cinco inquéritos abertos contra Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. Sem a apresentação de denúncia do procurador-geral da República, Augusto Aras, as investigações permanecem na Corte máxima do país. No entanto, juristas acreditam que é a Justiça Eleitoral que deve punir o ex-presidente primeiro. É o que mostra reportagem de Alex Mirkhan, direto de Brasília.

Mobilizações do #8M no RJ

No Rio de Janeiro, o 8 de março é marcado por grandes atos em defesa de direitos e contra retrocessos. Pautas como Democracia, Ele Não e defesa da vida estão entre as lutas do 8M no estado nos últimos anos

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho