Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Saiba mais

Qual o panorama dos casos de dengue no estado e na cidade do Rio de Janeiro?

Segundo dados oficiais, registros cresceram 600% na capital e 1000% no estado nas primeiras semanas de 2023

07.mar.2023 às 09h51
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

A dengue tipo 2 é predominante no estado, sendo registrado em 31 municípios, ou seja, 33,7% do território - Foto: divulgação/ Fiocruz

Os casos de dengue não param de crescer no Rio de Janeiro. Na capital, o número de casos registrados na segunda-feira (6) foi de 1.858, enquanto na semana passada a cidade registrava um total de 1.529 pessoas, segundo dados do Observatório Epidemiológico da cidade.

Na comparação das semanas epidemiológicas, os números são mais alarmantes: na nona semana de 2022, foram 27 casos registrados. No mesmo período deste ano são 189 registros, um aumento de 600%.

Leia mais: Com mais de mil óbitos no país em 2022, dengue exige cuidados na prevenção

Segundo reportagem do portal G1, a região mais afetada da cidade é a Zona Oeste, com as chamadas áreas programáticas 5.2 e 5.3 com o maior número de casos em 2023. As áreas compreendem bairros como Campo Grande, Santíssimo, Guaratiba, Santa Cruz e Paciência.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) disse em nota enviada à imprensa que está monitorando o aumento no número de casos e que vem intensificando ações de combate e prevenção, e também as campanhas educativas.

A SMS acrescentou ainda que a maioria dos focos do mosquito que transmite a dengue é encontrada nas residências e, por isso, conta com o auxílio da população auxilie para eliminar possíveis criadouros ou ainda solicitar ajuda com a vistoria por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Panorama estadual

Conforme já noticiado pelo Brasil de Fato, o estado do Rio de Janeiro registrou 3.509 casos de dengue, entre o início de janeiro deste ano e o dia 24 de fevereiro, segundo o Painel Estadual de Dengue da Secretaria estadual de Saúde. Até agora, houve 192 internações em todo o estado do Rio e um óbito em decorrência da doença.

Ainda de acordo com o painel, a variação no aumento de casos de dengue, considerando as seis primeiras semanas de 2023, foi de mais de 1000% na capital fluminense quando comparado com o mesmo período em 2022. Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que havia registrado apenas quatro casos nas primeiras seis semanas de 2022, tem 78 casos, uma alta de 1.850%.

Duque de Caxias, Magé, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Itaguaí, municípios da Baixada Fluminense e compreendidos na região metropolitana do estado, tiveram alta de mais de 1.000% no registro de casos em janeiro e fevereiro deste ano quando comparados com o mesmo período do ano passado.

Vacina

Na última quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. É o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a doença.

A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.

InfoDengue

No final de janeiro, o InfoDengue, sistema de monitoramento de arboviroses desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou um e-book gratuito sobre dengue e mudanças climáticas em territórios periféricos.

Segundo a Fiocruz, temperaturas altas, mudanças no ciclo de chuva e a incidência de secas, resultantes do processo de mudança climática, propiciam a expansão de doenças transmitidas por mosquitos como Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

"Com as mudanças climáticas se tornando cada vez mais um tema presente nas atuais discussões, relacionar com o seu impacto na saúde da população que mais sofre com os seus efeitos se faz extremamente necessário", afirmou a Fiocruz.

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: denguerio de janeiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra no Oriente

Ataque dos EUA ao Irã foi ‘grande encenação de Trump’ para agradar Israel, avalia professor

RESGATE FALHOU

Mulheres negras, como Juliana Marins, merecem a liberdade de conhecer o mundo com coragem, cuidado e segurança

Monte Rinjani

Corpo de Juliana Marins é resgatado de vulcão na Indonésia

Devoluções

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de julho

batalha das ideias

Aparelho ideológico da extrema direita, pesquisadora analisa atuação de ‘think tanks’ na América Latina

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.