o leão tá chegando

Aplicativo para declarar Imposto de Renda já está disponível para download

Para utilizar o serviço em um celular ou tablet é necessário baixar o app Meu Imposto de Renda

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No computador, o Programa Gerador de Declaração pode ser baixado gratuitamente e é possível utilizá-lo tanto nos sistemas Windows, MacOS e Linux - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (9) está liberado para download o Programa de Imposto de Renda 2023, que permite aos contribuintes gerar a declaração do IR, que deve ser entregue até maio deste ano. 

No computador, o Programa Gerador de Declaração pode ser baixado gratuitamente por meio deste link e é possível utilizá-lo tanto nos sistemas Windows, MacOS e Linux. 

Para utilizar o serviço em um celular ou tablet é necessário baixar o app Meu Imposto de Renda, que também é compatível com aparelhos Android e iOS. 

O prazo para entrega da declaração abre no dia 15 de março e fecha em 31 de maio deste ano. Entretanto, visando evitar possíveis congestionamentos, a Receita Federal liberou os sistemas ainda nesta semana. 

A liberação do aplicativo antes do início da entrega das declarações também tem o intuito de que os contribuintes já preparem os documentos que devem ser apresentados, evitando imprevistos. 

Para ter mais informações sobre como acertar as contas com o leão em 2023 acesse a página da Receita Federal

Novidades

Neste ano, a Receita Federal está disponibilizando a partir do dia 15 de março a versão pré-preenchida da declaração, a qual importa automaticamente do sistema informações atualizadas sobre o contribuinte, para facilitar o processo da declaração.

A Receita afirmou que quem utilizar as informações disponibilizadas pela declaração pré-preenchida terá prioridade nos lotes de restituição do IR. Além disso, a prioridade também contemplará aqueles que, no momento da declaração, optarem por receber a restituição via Pix.

Edição: Rodrigo Durão Coelho