desocupação

Central do Brasil: conheça os detalhes de acordo entre MST e Suzano sobre terras na Bahia

Movimento havia ocupado terras onde a empresa planta eucalipto no extremo-sul do estado

Brasil de Fato | Recife(PE) |
A ocupação das três áreas da maior empresa de celulose do país aconteceu simultaneamente durante a madrugada - MST-BA

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) iniciou uma negociação com a Suzano Papel e Celulose e com os governos federal e estadual sobre as terras que foram ocupadas no extremo-sul da Bahia.

A reunião aconteceu um dia depois da desocupação voluntária, em que o MST saiu sem confrontos das terras da Suzano. 

O programa Central do Brasil desta quinta-feira(09) repercutiu o tema, com a participação do repórter Paulo Motoryn, direto de Brasília. Ele descreveu os principais tópicos desta negociação e em que pé fica agora o acordo entre MST, Suzano e Governo Federal. 

"O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em um pronunciamento de quatro de minutos, de que foi instalada uma mesa de negociação", explicou o repórter. 

De acordo com o MST, as terras foram ocupadas para pressionar a Suzano a cumprir um acordo firmado em 2011 e que, desde 2016, vinha sendo descumprido. O acordo previa que 750 hectares da empresa seriam destinados para assentar famílias sem terra. 

"É um caso que tem um histórico superior a uma década e que passou por várias fases", contextualizou o repórter. 

Você pode acompanhar mais detalhes sobre o acordo na edição desta segunda-feira do programa Central do Brasil. 

Assista ao programa completo



E tem mais

O programa repercutiu também, nesta quinta-feira(09), a reação das deputadas ao discurso transfóbico do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na Câmara dos Deputados. As parlamentares Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), por exemplo, enviaram notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal e pediram a cassação do mandato do deputado bolsonarista. Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Tábata Amaral(PSB-SP) também reagiram. 

Em entrevista, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comenta os primeiros meses do governo Lula e cita os desafios de reonerar os combustíveis e costurar uma base no Congresso. 

O programa Central do Brasil é uma produção do jornal Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e emissoras parceiras. 

Edição: Thalita Pires