inscrições abertas

Curso gratuito ajuda mulheres que querem participar da política mas não sabem por onde começar

Nova formação da Tenda das Candidatas será destinada a jovens de 18 a 21 anos; inscrições estão abertas até terça (14)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ex-aluna do projeto, Thaíse da Quebrada teve quase 18 mil votos na primeira eleição que disputou - Reprodução/Instagram

O projeto social A Tenda das Candidatas está com inscrições abertas para um curso que oferece apoio e orientação para mulheres que pretendem entrar na vida política. A Resenha Política da Tenda é uma formação gratuita, e terá como foco mulheres de 18 a 21 anos, com aulas á distância. 

As inscrições estão abertas até o próximo dia 14, terça-feira, no site do projeto. Pelo menos 60% das selecionadas serão mulheres negras; 10% quilombolas; 10% indígenas; 10% mulheres com deficiência e 10% integrantes do público LGBTQIA+.

O treinamento prevê 10 aulas online e aborda temas como o funcionamento do sistema político do país e as diversas formas de participação. Além disso, vai oferecer orientações sobre as habilidades necessárias para atuação em uma campanha política.

"Aproximar as mulheres jovens da política é crucial para o fortalecimento da democracia, vamos mostrar diversos caminhos para isso, principalmente por meio do voluntariado em campanhas políticas de mulheres. A política precisa refletir a composição da sociedade brasileira ou não pode ser considerada democrática", afirma a cientista política Hannah Marucci, cofundadora do projeto.

"Trabalho fundamental"

A Tenda das Candidatas foi criada em 2020, com o objetivo de combater a baixa representatividade feminina na política brasileira. O projeto já teve contato com quase mil candidatas em suas formações anteriores. A professora Thaíse Pacheco, a Thaíse da Quebrada, foi uma delas.

Liderança comunitária da Vila Bela, na região de São Mateus, Zona Leste de São Paulo, Thaise se candidatou pela primeira vez a um cargo público nas eleições de 2022. Não foi eleita, mas conquistou expressivos 17.997 votos na disputa por uma vaga na assembleia legislativa paulista pelo PT.

"Nós, na realidade, tivemos uma grande vitória. A gente conseguiu mandar nossa mensagem, nossos votos exigiram pouco recurso de fundo para a gente conquistar e isso é muito significativo. Teve candidaturas que receberam dez vezes mais recursos e não tiveram um terço do resultado que a gente teve", disse ao Brasil de Fato.

Thaise destacou alguns pontos da formação oferecida pelo projeto, como apoio psicológico, instruções sobre editais, cursos de marketing de campanha e orientações sobre a busca de alianças para as candidatas. 

"O trabalho da Tenda foi fundamental. Durante uma campanha periférica, que não tem muitos recursos, não diferente do que outras mulheres passam, a gente sofreu inúmeras violências. A Tenda deu suporte para a gente saber se articular politicamente, aprender como a gente trata as documentações para fazer tudo da maneira correta", complementou.

A professora pretende permanecer na vida política. O próximo passo é se candidatar a vereadora da capital paulista em 2024. Ela recomenda às mulheres que se enquadram nos critérios que participem do curso. 

"Lá é um espaço de construção de conhecimento, de diálogo, de trocas, e com certeza a gente sai com uma visão fortalecida de qual é nosso papel na política. Nosso papel é muito importante. Tentam nos invisibilizar, e ter a consciência de que isso acontece o tempo todo, e sim, acontece na política, é importante. E só acontece isso porque somos potentes", concluiu.

Serviço

"Resenha Política da Tenda"

Inscrições até 14/03, no site: atendadascandidatas.org
Divulgação das selecionadas em 20/03
Aulas de 28/03 a 30/05, às terças, das 19h às 21h

Edição: Rodrigo Durão Coelho