Sintonize!

Bem Viver na TV: deputada Ediane Maria fala sobre a luta por moradia em São Paulo

“Será que não é melhor viver num Estado onde todo mundo tem sua moradia?", questiona Ediane Maria

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Durante a conversa, Ediane Maria falou sobre a luta por moradia em São Paulo e como o Estado deve agir para garantir um teto para todos - Reprodução/Facebook/Ediane Maria

A edição do Bem Viver na TV deste sábado (11), programa do Brasil de Fato, traz uma entrevista com deputada estadual Ediane Maria (PSOL), de São Paulo, que é coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). 

Durante a conversa, a parlamentar falou sobre a luta por moradia em São Paulo e como o Estado tem obrigação de garantir um teto para toda população. “Será que não é melhor viver num Estado onde todo mundo tem sua moradia? Ou será que para eu estar bem o outro tem que estar morando debaixo da ponte? Moradia é dignidade para mulher lutar por melhor condição de trabalho", afirma Ediane. 

A sua luta por moradia começou bem antes de conhecer o MTST: quando chegou em São Paulo, vinda de Floresta(PE), Ediane Maria foi morar em quarto de empregada, de quatro metros quadrados. Ali, começaram os primeiros questionamentos sobre desigualdade social.  

Quando percebeu o descaso com a população na fila no programa Viva Leite, que destina leite para filhos de famílias em vulnerabilidade social, Ediane Maria se aproximou do MTST e começou a participar do movimento, em 2017. Depois de tempos na militância, passou a coordenar a Ocupação Marielle Franco, onde viviam pelo menos 800 famílias, no bairro paulistano Grajaú. 

“E quando eu entro para o MTST, eu vi que as pessoas não tinham medo, porque tudo que podiam tirar da gente já tinham tirado. Tudo foi arrancado na unha. Tudo foi feito na base de muita luta.” 

Confira no programa: 

 

E tem mais...  

No Mosaico Cultural saiba a importância das rádios comunitárias na defesa de direitos e no diálogo com a população.  

No quadro “Momento Agroecológico”, o programa foi até Pernambuco conhecer os Guardiões de Baobás, que trabalham pela preservação da gigante conhecida como árvore da vida.  

A médica de Saúde da Família, Nathália Neiva, também traz a Dica de Saúde sobre os alertas e cuidados sobre as doenças tropicais negligenciadas. 

O Alimento é Saúde aborda a importância da volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a celebração popular através dos “banquetaços”.  

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Sarah Fernandes