CULTURA

Bloco Amantes de Lula realiza o 'Baile das Mulheres', dedicado ao Mês de Luta das Mulheres

Oficinas, palestras, cinema, espetáculo de circo, palco poético e apresentação de mulheres musicistas

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Programação do evento terá início às 16h com oficinas, palestras e apresentações culturais - Card: Reprodução

O Bloco Amantes de Lula traz mais uma edição do seu Baile dos Amantes - Feira Luta Castelo neste sábado (11). Desta vez a programação é dedicada especialmente ao Mês de Luta das Mulheres. 

Continua após publicidade

A programação conta com a tradicional Feira Luta Castelo, que é um espaço de economia solidária com mulheres expositoras. Produtos de artesanato, culinária, moda, biojoias e brechó estão presente na feira, que terá início às 17h.

A programação geram terá início às 16h. Haverá oficinas, palestras, cinema, espetáculo de circo, palco poético, e por fim, uma apresentação de mulheres musicistas no Baile Cultural - Baile das Mulheres.

A primeira parte da programação será uma oficina de dança de salão com a professora Sílvia Egito, que começa às 16h. Em seguida, haverá Contação de História com os Bíbliosolidários.

Às 17h haverá palestra sobre Combate à Violência Doméstica com a presença da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins. O evento é aberto para todas as mulheres e vai ocorrer no espaço da Feira. No espaço será servido um coffee break.

No mesmo horário acontece uma Oficina de Defesa Pessoal com Isabela Domingos, na sede da Associação Comunitária do Castelo Branco, que fica na mesma Praça da Feira. Já às 18h haverá o Cine Luta Castelo, com diretoras mulheres e curadoria de Mayara Valentim.

Ainda neste mesmo horário, haverá um Espetáculo Circense com Alê Malhone e, em seguida, às 19h, o Espetáculo Circense Chá de Revelação, com As Espalhafatosas.

Às 19h haverá Palco Poético aberto para todas as mulheres que quiserem recitar poemas, textos, cartas e escritos femininos.


Reprodução / Card: Reprodução

Finalmente às 20h, no Biu’s Bar, haverá o Baile Cultural - Baile das Mulheres. Como primeira atração musical, as cantoras Gláucia Lima, Alessandra Araújo, Amanda Auto, Lua Isa e Cida Alves. 


Reprodução / Card: Reprodução

A segunda atração será o grupo Jambeiras, em sua estréia e que vem trazendo releituras de músicas populares com os timbres e execuções de instrumentos eruditos e não eruditos.

"A gente convidou diversas musicistas para as apresentações no palco porque o que a gente mais tem em João Pessoa são mulheres capacitadas e talentosas, que muitas vezes não são dadas as oportunidades para que elas apresentem seus trabalhos musicais", comenta Karolina Silva, integrante da organização do Bloco.

Bloco Amantes de Lula, o surgimento

O Bloco Amantes de Lula surgiu no início de 2022, quando a pandemia já estava arrefecendo. Na época, mesmo com a população já vacinada, houve proibição por parte da Prefeitura e do Governo do Estado aos blocos de carnaval.


Equipe da organização do Baile Amantes de Lula / Foto Reprodução

"Era ano de eleição, e nós avaliamos que aquele gesto foi uma tentativa de reprimir a manifestação popular, principalmente a manifestação política", comenta Karolina.

Um grupo de militantes do PT, PCO e militantes de esquerda criaram o Bloco Amantes de Lula, e saíram - à revelia das proibições -. no sábado de carnaval, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa.

"Após essa saída, que foi um sucesso, as pessoas estavam com sede de carnaval e de se manifestar das mais variadas formas, e decidimos manter os bailes mensais sempre no segundo sábado do mês."

Eleição do presidente Lula

O bloco, que também teve a função mobilizar em torno da eleição do presidente Lula, já está na sua 12ª edição.

"Tivemos os Bailes para mobilizar a população pela campanha de Lula porque a nossa intenção principal era eleger e fazer uma mobilização popular pela campanha. E após a eleição, com a vitória dele, a decisão foi de manter o bloco também para mobilizar a população pelas pautas populares. Agora que a gente tem um governo que vai nos ouvir e que pode atender às nossas demandas, esse mês de março a gente está tentando reunir as demandas das mulheres trabalhadoras", afirma Karolina.

Karol comenta sobre a importância de contemplar as pautas das mulheres: "Porque elas trabalham mais do que os homens, o trabalho doméstico não é remunerado, além de trabalhar fora as mulheres também fazem trabalho doméstico, e além de trabalhar mais elas ganham menos, então é de extrema urgência pautar a independência financeira das mulheres neste sistema que explora a mão de obra dos grupos que ele julga mais vulneráveis, no caso, as mulheres", complementa ela. 

 Feira Comunitária Luta Castelo

"A  Feira Comunitária Luta Castelo é uma iniciativa popular baseada na coletividade na junção de forças e pessoas que acreditam que é preciso transformar sua comunidade em seu entorno, a partir de uma organização popular e orientada para a defesa da democracia, dos princípios de solidariedade, coletividade e do bem viver", define Geysiane Felipe, integrante da organização da  Feira Comunitária Luta Castelo.

A Feira nasceu em maio de 2022, em parceria com o Baile Amantes de Lula. As mulheres são as organizadoras em sua maioria da feira, e de todo o processo de produção. 

"Neste mês de março nós idealizamos uma programação para contemplar a pauta das mulheres organizadas, que estão na linha de frente de vários movimentos sociais, de vários lugares não políticos, não partidários também. São expositoras de produtos e serviços, são donas de casa, lideranças comunitárias, então a programação de março veio com a ideia de agregar todas as mulheres que já estão na cadeia produtiva da feira e se somar à outras mulheres que têm a sua atuação, nas suas comunidades familiares, na escola, no trabalho", destaca ela.

Karol aproveita para arrematar que o convite é para todo mundo. "A gente está aqui há mais de um ano mobilizando a cidade e a nossa intenção é que o novo governo atenda as nossas demandas, e que o povo nas ruas consiga fazer esse essa sustentação do governo Lula, e também de fazer suas demandas, de pedir e demandar o que a gente está precisando, que é trabalho, educação, saúde, melhorias na infraestrutura e moradia. Esse mês, com essa programação dedicada às mulheres tá todo mundo convidado porque a luta das mulheres é uma luta de todos e todas."

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Polyanna Gomes