DIREITOS

21 Dias de Ativismo Contra o Racismo: Evento debate indicadores de cidadania em favelas do RJ

Jovens do Complexo do Alemão, Borel e Jardim Gramacho participaram da pesquisa realizada em 2019 e 2022

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Lançamento da pesquisa será seguida por debate na próxima quarta (15), às 14h, no auditório do Galpão da Cidadania - Stefano Figalo/Papo na Laje

Como parte da campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) promove no Rio de Janeiro um debate sobre juventudes de favelas na próxima quarta-feira (15). No evento, a organização vai apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a percepção desse público em relação a diversos temas do cotidiano.

Leia mais: Movimentos e entidades promovem debates sobre violência contra as mulheres nessa semana

Segundo o Ibase, a pesquisa revela indicadores de cidadania como educação, trabalho, esporte, cultura, lazer, melhoria das condições de vida e racismo. Participaram da pesquisa jovens do Complexo do Alemão e do Complexo do Borel, da zona norte do Rio, e de Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Os dados são resultado de pesquisas realizadas nos três territórios em 2019 e 2022, como parte dos projetos Cidadania Ativa e Acesso à Justiça (CAAJ) e Juventudes em Movimento, desenvolvidos pelo Ibase em parceria com ONGs e movimentos locais, com apoio do International Development Reasearsh Center (IDRC).  

Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, relembra que a trajetória da organização é marcada pelo debate da questão racial. "Realizamos ainda em 2001 o projeto 'Diálogos contra o Racismo', uma rede de várias organizações negras que debatia a agenda nacional e internacional dessa luta. Na sequência, o mesmo grupo lançou a campanha 'Onde você guarda o seu racismo?'. Depois, tivemos a cartilha Cotas raciais: por que sim?", afrma Brandão.

Luciene Lacerda, militante do Movimento de Mulheres Negras e uma das idealizadoras da campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, afirma que o evento este ano bateu recorde de inscrições, com mais de 320 atividades voltadas para estratégias de enfrentamento à discriminação racial. A ativista também ressalta que "o combate ao racismo e a defesa da democracia andam de mãos dadas no país".

É o segundo ano que o Ibase participa da campanha em torno do dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento da pesquisa, seguido do debate, será na próxima quarta (15), às 14h, no auditório do Galpão da Cidadania, centro do Rio.

Serviço

Evento: Debate sobre juventudes de favelas e indicadores de cidadania  

15 de março 
A partir das 14h 

Galpão da Cidadania - Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo

Entrada gratuita.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ibase (@ibase_)

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita