É hoje

Fies: resultado pode ser conferido a partir desta terça

Para acessar o resultado, é necessário entrar no link do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O próximo passo para os pré-selecionados será a complementação das informações da inscrição, que deve ser feita entre os dias 15 e 17 de março - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) irá divulgar a partir desta terça-feira (14) o resultado da chamada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo seletivo visa o ingresso de estudantes, ainda no primeiro semestre de 2023, em instituições de ensino superior particulares de todo o país. 

Para acessar o resultado, é necessário entrar no link do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na aba do Fies, ao visualizar o cronograma do processo seletivo, o estudante deve clicar no link “consultar resultado”. 

Na sequência, será direcionado para a página oficial do Fies, onde deverá realizar login com a mesma conta gov.br usada na inscrição. Ao clicar em “ver meu boletim de acompanhamento” o estudante terá que informar seu número de CPF e a senha criada no momento da inscrição no programa. 

Se o estudante tiver sido pré-selecionado, essa informação aparecerá na tela. Assim, o próximo passo será a complementação da inscrição, que deve ser feita entre os dias 15 e 17 de março.

Após ter completado a inscrição, o estudante deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino selecionada. 

Essa Comissão é responsável por validar as informações dadas e dar mais orientações ao estudante para que o financiamento seja realizado. A CPSA possui um prazo de até 10 dias para encaminhar o estudante para o contrato de financiamento estudantil. 

Caso o estudante não tenha sido pré-selecionado, automaticamente ele já está compondo a lista de espera do programa, que será divulgada entre os dias 21 de março e 18 de maio de 2023. Se selecionado na lista de espera, o processo para a contratação do financiamento deverá ser o mesmo de quem foi selecionado na primeira chamada. 

É importante saber que o Fies não entra em contato com os pré-selecionados no processo seletivo. Ou seja, é importante estar atento ao cronograma e não perder as datas. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho