Punição suspensa

Alexandre de Moraes autoriza retorno de Ibaneis ao governo do DF

Governador havia sido afastado após atos golpistas em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ibaneis Rocha volto ao cargo após mais de dois meses afastado - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu permitir o "retorno imediato" de Ibaneis Rocha ao cargo de governador do Distrito Federal.

Ibaneis havia sido afastado do cargo após os atos criminosos praticados por bolsonaristas em 8 de janeiro, na depredação das sedes dos Três Poderes. Na ocasião, o próprio Alexandre de Moraes determinou afastamento por 90 dias, ao considerar que Ibaneis teve uma conduta dolosamente omissiva. A decisão, que foi confirmada pelos demais ministros do STF, venceria no próximo 9 de abril.   

Na decisão, o ministro afirma que relatórios da investigação não apontam indícios de que Ibaneis estaria tentando dificultar as apurações ou destruindo evidências. 

"O momento atual da investigação - após a realização de diversas diligências e laudos - não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado Ibaneis Rocha Barros Júnior possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas", afirmou Moraes. 

O ministro salientou, no entanto, que o inquérito "seguirá seu curso regular, com a realização de diligências" e a medida cautelar poderá ser novamente decretada, se houver razões para isso. 

Na semana passada, a Procuradoria Geral da República (PGR) havia se manifestado favoravelmente ao retorno de Ibaneis ao cargo.

Em nota, o governador, que havia se recolhido ao longo das últimas semanas, afirmou ter aguardado o retorno com paciência e que confia na Justiça. 

"Aguardei com muita paciência, resiliência e confiança na Justiça do meu país, esse momento de retorno ao cargo que assumi pela vontade do povo do Distrito Federal, que me elegeu em primeiro turno para um segundo mandato. Agora é seguir firme confirmando a minha inocência junto ao STF e trabalhar ainda mais pela cidade que tanto amo", afirmou Ibaneis.

Em vídeo, a governadora em exercício, Celina Leão, que agora volta às funções de vice-governadora, anunciou a volta de Ibaneis e desejou boas-vindas ao governador. "Estamos juntos e mais fortes ainda, e unidos, para das as respostas em todas áreas que a população do Distrito Federal sempre demanda. Seja bem-vindo, governador". 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino