Cassação definitiva

Jairinho perde o registro de médico após decisão do Conselho Regional de Medicina

Registro médico do ex-vereador estava suspenso desde junho; sindicância foi aberta logo depois da morte do menino Henry

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Jairinho justiça
Na decisão, foi levada em conta a imperícia e a omissão de Jairinho em relação ao enteado - Brunno Dantas/TJRJ

O ex-vereador Jairo de Souza Santos Junior, conhecido como doutor Jairinho, perdeu o registro de médico na última quarta-feira (15). A decisão do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) foi unânime, no entanto, ainda cabe recurso.

O registro médico de Jairinho estava suspenso desde junho. A sindicância foi aberta logo depois da morte do menino Henry Borel, de 4 anos. Jairinho é réu no processo que investiga a morte do enteado. A mãe da criança, Monique Medeiros, também responde pelo crime.

Leia também: Gilmar Mendes, do STF, nega pedido de advogados para Jairinho deixar a prisão

"A cassação definitiva do registro é a penalidade mais alta, de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional. Com isso, Jairo de Souza Santos Junior fica totalmente impedido de exercer a medicina do Brasil", diz a nota do Cremerj.

Segundo informações do portal G1, a reunião aconteceu por volta das 15h e contou com a participação remota de Jairinho, do advogado dele e de Leniel Borel, pai do menino Henry.

:: Exclusivo: Governo Lula discute criação do Bolsa Família Indígena; entenda a proposta :: 

Na decisão, foi levada em conta a imperícia e a omissão de Jairinho. Segundo os conselheiros, ele não prestou o primeiro socorro ao menino, já que era médico, além de outras condutas consideradas antiéticas, como a tentativa de fraudar o laudo médico.

Henry foi morto no apartamento onde morava com a mãe e o então padrasto na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, no dia 8 de março de 2021, em decorrência de uma hemorragia interna por laceração hepática por ação contundente, segundo laudo da necropsia do Instituto Médico Legal (IML). Exames apontaram ainda 23 lesões no corpo do menino.

:: Célia Xakriabá se torna primeira liderança indígena a presidir uma comissão no Congresso ::

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse