oportunidade

Mulheres cis e trans terão acesso a curso gratuito na área de TI na Nave do Conhecimento, no RJ

Lançamento será marcado por uma roda de conversa sobre mulheres na tecnologia nesta quinta-feira (16)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Curso gratuito IT Essentials vai abordar conceitos e práticas de hardware e software, sistemas operacionais e seus recursos - Cristiane de Andrade/SMCT

Na próxima quinta-feira (16), a Nave do Conhecimento Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro, recebe a segunda edição do evento "Mulheres In Cena". A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), ressalta a importância da diversidade e o empoderamento das mulheres no setor de tecnologia.

Leia mais: 

No evento, serão abertas vagas para o curso gratuito IT Essentials, ministrado pela Academica Cisco, voltado para mulheres cis e trans de todo estado do Rio que buscam qualificação no mercado de tecnologias informáticas. O curso terá início no dia 22 de março, com duração de aproximadamente três meses.

Essa é a primeira edição do curso exclusivamente voltado para mulheres. A capacitação vai abordar conceitos e práticas de hardware e software, sistemas operacionais e seus recursos. As aulas serão quartas e sextas, das 13h30 às 16h30.

:: Célia Xakriabá se torna primeira liderança indígena a presidir uma comissão no Congresso ::

Para se inscrever basta ter a partir 14 anos e conhecimentos básicos de informática. A aluna terá direito a um certificado de conclusão após ter realizado todas as atividades avaliativas. As inscrições para o curso IT Essentials podem ser feitas no site das Naves do Conhecimento ou pessoalmente na Nave do Engenhão a partir desta quinta (16).

O lançamento do curso será marcado por uma roda de conversa com o tema “Meninas e Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação”. O debate vai tratar sobre mercado de trabalho e a inserção das mulheres nessas áreas, além de oportunidades de aprendizagem. 

Leia também: 

A programação faz parte das ações promovidas pela SMCT para celebrar o mês das mulheres. A secretária de Ciência e Tecnologia do Rio, Tatiana Roque, afirma que é fundamental criar políticas públicas para inserir mais mulheres no mundo da ciência e tecnologia.

"Quando falamos em igualdade de direitos, isso passa pelo mercado de trabalho, ainda mais nesta área amplamente dominada por homens. Em tantas outras profissões, as mulheres ganharam seus espaços com talento e esforço, por que seria diferente aqui? Lembrando que ciência, tecnologia e criatividade não só combinam perfeitamente entre si, como são substantivos femininos", afirmou a secretária e professora a UFRJ.

:: Erika Hilton é a primeira pessoa trans a presidir sessão da Câmara dos Deputados ::

Serviço

Mulheres in Cena 2ª Edição: “Meninas e Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação”

Quinta-feira (16/3), das 15h às 17h

Nave do Conhecimento do Engenhão 
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, nº 1.516, Engenho de Dentro (em frente à Estação Olímpica de Engenho de Dentro)

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita