CENTRAL DO BRASIL

'Não temos só arroz, temos saúde', diz deputada Maria do Rosário sobre produção do MST

Ao comemorar 20 anos da festa da colheita do arroz agroecológico, movimento reúne mais de cinco mil pessoas no RS

Brasil de Fato|Recife(PE) |
A expectativa do movimento é colher este ano mais de 16 toneladas de arroz - Foto: Jorge Leão

O Movimento dos Trabalhadores e da Trabalhadoras Rurais Sem Terra realizou, na última sexta-feira(17), a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no assentamento Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento, com a presença de lideranças locais, parlamentares e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. 

O Central do Brasil exibiu hoje uma reportagem especial sobre a festa e a importância destas duas décadas de plantação, um trabalho que é vitrine para as ações do MST no país. 

::'Não tem como democratizar a alimentação saudável sem reforma agrária', diz Bela Gil::

A deputada federal Maria Rosário (PT-RS) prestigiou o evento e comentou que a produção do arroz agroecológico do MST simboliza a importância de um modelo de Reforma Agrária popular no país.

"O MST comprova que é possível, por uma organização do mundo do trabalho e da terra, diferente das commodities, alimentar um povo, trabalhar direitos e assegurar a este produtor e produtora aquilo que é digno. Não é só o arroz. Nós temos saúde", disse. 

Trabalhadores assentados relembraram das primeiras edições da festa e comemoraram a evolução do evento, que a cada ano ganha mais força e relevância no cenário nacional. 

A culinarista Bela Gil foi uma das convidadas e comentou do seu desejo de conhecer a experiência do MST na produção do arroz agroecológico. 

"Assim que eu li sobre este trabalho aqui, eu disse: preciso conhecer. Porque é assim que a gente consegue uma transformação substancial, colocando comida de verdade, boa e sem veneno no prato das pessoas", comentou. 

A cobertura completa sobre como foi a 20ª edição da Festa da colheita você confere na edição desta segunda-feira(20) do programa Central do Brasil, com uma reportagem especial feita pelos repórteres Pedro Stropasolas e Rodrigo Chagas.

Eles ouviram trabalhadores assentados, economistas, o ex-governador do RS Olívio Dutra e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. 

Assista ao programa completo agora



Uma trans no Congresso 


Deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) fala com exclusividade ao Brasil de Fato sobre mudanças climáticas, crise no sistema prisional e as expectativas sobre o mandato. 

::'Quero que o debate seja muito mais político do que ideológico', afirma deputada Duda Salabert::

Crime sem resolução 

Na Venezuela, movimento camponês denuncia assassinato de liderança. Carlos Bolívar, morto em 2 de março, tinha papel de destaque em uma área visada por um empresário. O repórter Lucas Estanislau conta mais na edição de hoje.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho