Comércio

Antes de visita de Lula, China suspende embargo de carne brasileira

Após reunião do Ministério da Agricultura e Pecuária com autoridades chinesas em Pequim, China reverte veto

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Carlos Fávaro, com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua - Ministério da Agricultura e Pecuária

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que a China decidiu nesta quinta-feira (23) suspender o embargo à carne bovina brasileira. As vendas foram suspensas em fevereiro após a descoberta de um caso de "vaca louca" em uma propriedade município de Marabá (PA).

"Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira", disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após reunião como ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, em Pequim.

De acordo com a consultoria DATAGRO, as autoridades chinesas anunciaram a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas do Brasil, que poderão agora exportar para a China. O fim da suspensão de duas plantas frigoríficas, do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, também foi anunciada pela GACC, informa a DATAGRO.

O Ministro da Agricultura e Pecuária já está em Pequim e chegou antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitará a China entre 26 a 31 de março. Lula estará acompanhado de mais de 240 empresários, 90 deles do setor agropecuário.

Em 2022, o Brasil vendeu US$ 7,49 bilhões (quase R$ 40 bilhões) em carne bovina para a China.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços / Brasil de Fato

Edição: Rodrigo Durão Coelho