FEMINICÍDIO

Homem é preso suspeito de matar a professora Honorina, do município de Cuité, na Paraíba

Ex-marido da vítima foi preso nesta terça (28) e crime pode ter sido motivado por ele não aceitar o fim da relação

Brasil de Fato PB | João Pessoa (PB) |
Honorina era professora de Português, em Cuité (PB). Foi morta de forma bárbara e cruel aos 43 anos de idade, em novembro de 2022, com o corpo sendo encontrado flutuando em um açude da cidade. - Divulgação - Justiça Por Honorina

Nesta terça-feira (28) foi preso o suspeito de assassinar a professora Honorina de Oliveira Costa, encontrada morta em novembro do ano passado no Açude do Cais, no município de Cuité. O suspeito é o ex-marido da professora e de acordo com a Polícia Civil, é um policial militar reformado. Antônio Abrantes, ex-marido da vítima, teve seu mandado de prisão temporário expedido após o avanço das investigações. O suspeito foi ouvido nesta tarde (28), mas preferiu ficar em silêncio. 

Rodrigo Monteiro, delegado da Polícia Civil, pontuou que os depoimentos de parentes e amigos foram fundamentais para a investigação. "Nos últimos dias apareceu a informação no inquérito policial  - e que fundamentou o pedido de prisão - ,de que ela teria saído de casa na noite de seu desaparecimento para se encontrar com o companheiro e por um fim na relação. A motivação apurada até o presente momento é que ele não aceitou a decisão dela de terminar esse relacionamento", afirmou o delegado.

:: Como ratificar a Convenção 190 ajuda no combate à violência e ao assédio contra mulheres ::

Ainda segundo o delegado da Polícia Civil, o suspeito quis apresentar motivações falsas e criou linhas de investigação a fim de despistar a polícia, mas o depoimento dos parentes e amigos foi fundamental. No dia que encontraram o corpo da professora flutuando no Açude do Cais, na cidade de Cuité, Antônio Abrantes chegou a participar do reconhecimento do corpo. O suspeito pode responder pelos crimes de feminicídio e, ainda, ocultação de cadáver. 

Relembre o caso

Honorina Costa foi encontrada morta no dia 5 de novembro de 2022, no município de Cuité. Havia perfuração de arma branca, um golpe de faca na região do abdômen e, de acordo com o laudo, ela estava com pés e mãos amarrados. Também localizaram pedras de paralelepípedo no terreno perto do açude. 

:: Quem matou Honorina? Crime bárbaro segue sob investigação e protestos em Cuité ::

A professora havia desaparecido três dias antes e a polícia trabalhava com a hipótese de que o criminoso teria tentado ocultar o cadáver jogando no açude. 

 

 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves