Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

Ciência e saúde

Brasil vai ampliar produção de mosquitos ‘do bem’ contra dengue, zika e chikungunya

Insetos que carregam a bactéria Wolbachia perdem a capacidade de transmissão; método é eficaz, sustentável e seguro

30.mar.2023 às 16h08
São Paulo (SP)
Nara Lacerda
Segundo especialista, 80% dos criadouros do Aedes Aegypt estão dentro das residências

Segundo especialista, 80% dos criadouros do Aedes Aegypt estão dentro das residências - Apu Gomes / AFP

A partir de uma parceira tecnológica internacional, o Brasil vai aumentar a capacidade de produção de mosquitos com uma bactéria capaz de impedir a infeção por dengue, zika e chinkungunya.

Chamado de Wolbachia, o microrganismo impede o Aedes aegypti de transmitir as doenças. O método é considerado um dos mais promissores no controle dessas epidemias e vem sendo implementado em diversos países, com resultados positivos. 

O Brasil, que já tinha um projeto piloto desde 2012 em cinco cidades, agora terá a possibilidade de transformar a experiência em uma política pública nacional. O projeto envolve a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a entidade internacional World Mosquito Program (WMP), o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Na última década foram iniciadas inserções do mosquito na cidade do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG). Houve redução de 69% dos casos de dengue e 56% de chikungunya nas áreas que receberam o inseto em Niterói, por exemplo. Na região norte da capital fluminense, comunidades periféricas chegaram a registrar queda de 38% na dengue.

Com base no perfil epidemiológico de cada região, o MS vai definir os municípios prioritários para a ação. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, afirma que a intenção é alcançar cerca de 70% das regiões com maior incidência das doenças nos próximos quatros anos.

"Esse é um exemplo de como a ciência e a tecnologia são, finalmente, incorporadas à saúde pública. Nós temos consciência de que a incorporação dessa tecnologia vai ter resultados no médio e no longo prazo. O Ministério da Saúde está comprometido em implementar no menor tempo possível e no maior número de municípios possível."

Assista o lançamento da ação

Entre as ações previstas no projeto está a construção de uma biofábrica com capacidade de produzir até 100 milhões de exemplares de mosquitos com Wolbachia por semana e cinco bilhões de ovos por ano. Os recursos já estão garantidos.

Com a capacidade produtiva atual, a Fiocruz já vai começar a elencar municípios para receber os mosquitos. Está previsto um aporte adicional de R$ 80 milhões para ampliação imediata do método. 

Será criado ainda um fundo de contrapartida. A ideia é incentivar empresas brasileiras, instituições de caridade e indivíduos de alto patrimônio líquido a investir na aplicação da tecnologia. 

Mosquito mutante?

A Wolbachia é uma bactéria observada em 60% dos insetos identificados no planeta, mas não é natural no Aedes aegypti. A descoberta de que a espécie passa a infectar menos quando recebe o microrganismo foi feita há 15 anos por cientistas da Monash University em Melbourne, na Austrália, e pelo coordenador do Programa no Brasil, Luciano Moreira, pesquisador da Fiocruz.

Vale ressaltar que contaminar o mosquito com a Wolbachia não cria uma nova espécie e é um método comprovadamente seguro e sustentável. A bactéria manipula a reprodução dos insetos em que está presente e passa de geração em geração após as primeiras inserções. Com o tempo, o número de indivíduos com o microrganismo aumenta naturalmente. 

"No Brasil, temos trabalhado desde 2012 em áreas bem pequenas, coletando informações e evidências para que pudéssemos crescer sempre baseados na ciência. Conseguimos, nessa primeira fase, até hoje, três milhões de habitantes protegidos no país. O que estamos anunciando hoje é uma guinada de produção industrial para, depois de dez anos, termos capacidade de proteger 70 milhões de habitantes", afirmou Luciano Moreira no evento de lançamento da iniciativa.

Editado por: Thalita Pires
Tags: zika
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CAR INDIVIDUAL

Agricultores de Portel (PA) denunciam prefeitura por tentativa de desmonte de assentamentos

INSS

Supremo volta a julgar recurso sobre revisão da vida toda

Socialismo

Governo cubano responde críticas sobre aumento nas tarifas de internet, fala em ‘erro de comunicação’ e se diz aberto ao diálogo

Turnê pelo Sudeste

‘Obsoleto’: novo disco de Seu Pereira e Coletivo 401 mistura brega, rock e crítica social

MATA ATLÂNTICA

MST conclui semeadura aérea de 10 toneladas de palmeira juçara para reflorestamento no Paraná

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.