Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Saúde

SERVIÇO PÚBLICO

Em Porto Alegre, servidores da Fundação Nacional de Saúde lutam contra extinção do órgão

Atos pelo país defendem que Congresso rejeite MP que transfere servidores e competências para outros ministérios

04.abr.2023 às 00h12
Atualizado em 05.abr.2023 às 00h12
Porto Alegre (RS)
Redação

Servidores querem sensibilizar a sociedade, a opinião pública e os parlamentares sobre necessidade da reestruturação da Funasa e em vez de sua extinção - Fotos: Renata Machado/ Sindiserf/RS

Em Dia Nacional de Luta, servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizaram mobilização em frente à sede do órgão em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (4). Os trabalhadores são contra a extinção do órgão, determinada pela Medida Provisória (MP) 1.156, e que está em discussão no Congresso Nacional.

"Reestruturação sim, extinção não" foi a frase de ordem dos servidores durante o ato. Segundo a servidora da Funasa, Rosemary Manozzo, que é secretária de Comunicações do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), houve ampla participação dos servidores, terceirizados e diversos diretores do sindicato.

De acordo com ela, estão ocorrendo várias ações políticas organizadas pela confederação da categoria e sindicatos filiados pelo país a fora. "O objetivo é esclarecer a sociedade, a opinião pública e os parlamentares sobre a necessidade da reestruturação da Funasa e a não aprovação da MP que quer a extinção do órgão", disse.

O secretário de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sindiserf/RS, Marizar Mansilha de Melo, reforçou o caráter estratégico da Fundação ao citar a atuação dos órgãos em diversas catástrofes como Brumadinho e as recentes enchentes no litoral de São Paulo. Lembrou as situações que a Fundação esteve ameaçada e resistiu em 1992, na 9ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e 2001, no governo de FHC.

A secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, destacou a importância da Fundação no atendimento aos pequenos municípios, combate a endemias e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). "Vamos lutar no Congresso pela reestruturação da Funasa", prometeu ela.

Atividades e servidores serão transferidos para outros ministérios

Os efeitos práticos da MP começaram a valer a partir do dia 24 de janeiro, mas a luta do trabalhadores é para que o governo Lula reveja a decisão e invista na reestruturação do órgão e no diálogo com a categoria. No dia 23 de março, o governo publicou a Portaria Interministerial nº 881/2023, alterando a lotação e o exercício de centenas de servidores da extinta Funasa para os Ministérios das Cidades, da Saúde ou da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, onde os servidores devem se apresentar nesta quinta-feira (6).

O governo federal publicou a MP no dia 1º de janeiro de 2023. Afirma que as competências do órgão serão transferidas para o Ministério da Saúde, no que se refere ao exercício de atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente, e para o Ministério das Cidades, quanto ao exercício das demais atividades.

Conforme o texto, a extinção da Funasa não implicará nenhuma alteração dos direitos e vantagens devidos aos seus servidores e empregados. A MP estabelece ainda que a estrutura do órgão e seus patrimônio, acervo, contratos e servidores serão gradualmente incorporados pelo governo por ato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A Funasa foi criada em 1990. É vinculada ao Ministério da Saúde Entre suas atuações estão ações de combate e controle de endemias, pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde e gestão de programas e ações de saneamento básico de pequenos municípios, áreas rurais comunidades indígenas e quilombolas.

* Com informações do Sindserf/RS e da Agência Senado


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

articulação inédita

Conselho Popular do Brics inicia encontro no Rio para pressionar chefes de Estado por escuta permanente dos movimentos

Venenos agrícolas

Agrotóxicos em lavouras de fumo causam intoxicação de trabalhadores e poluem rios no interior de SC

Artigo

O labirinto do Brasil por ser

‘ROMPA COM ISRAEL’

Bancada de esquerda na Câmara do Recife promove evento em defesa do povo palestino, nesta sexta (4)

Imagens da Revolução

Mostra no Cine Brasília celebra pioneirismo de Sara Gómez, primeira cineasta cubana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.