EDUCAÇÃO E REFLEXÃO

Podcast 'E se a periferia fosse o centro?' lança episódios inéditos

Produção é uma parceria entre professores e estudantes da Escola Municipal Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Podcast “E se a periferia fosse o centro?” surgiu a partir da publicação de um livro, com o mesmo nome e com textos autorais dos estudantes da EMEF Saint Hilare - Divulgação

O Podcast E se a periferia fosse o centro? é uma realização dos estudantes dos anos finais e da EJA que da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

O projeto surgiu a partir da publicação de um livro, com o mesmo nome e com textos autorais dos estudantes. Os episódios do Podcast foram produzidos pelos professores e organizadores da obra, Marco Mello e Daniele Gualtieri Rodrigues.

O episódios têm narrativas como crônicas, poemas, cartas pedagógicas e contos filosóficos. A série completa de episódios do podcast pode ser acessado gratuitamente na plataforma de streaming Spotify.

No primeiro episódio, a abertura da série, a professora Daniele Gualtieri faz a leitura da apresentação do livro, escrito pelos organizadores da obra homônima - Marco Mello e Daniele Gualtieri Rodrigues -. Há, ainda, três crônicas produzidas e narradas por estudantes dos oitavos anos e da última Totalidade da EJA, sobre a experiência de vida na Porto Alegre periférica.

A trilha sonora da série é composta por fragmentos de um clássico do folclore argentino, Merceditas (Ramón Sixtos Ríos), na interpretação de Alejandro Brittes & Quartet integrado pelos músicos André Ely, Carlos Eduardo de Césaro, Charlise e Alejandro Brittes, que, gentilmente, autorizou de veiculação de sua música no projeto.

Outro destaque da série foram os episódios lançados durante a semana do aniversário oficial da cidade de Porto Alegre, em que os estudantes questionam as desigualdades urbanas existentes e falam sobre direito à cidade.

No episódio de posfácio, que encerra o podcast, o assistente social Francisco Geovani de Sousa, coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, fala sobre a resistência dos educadores da Lomba do Pinheiro e a Porto Alegre periférica que não aparece nas propagandas oficiais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko