Pernambuco

RÁDIO

Abril Indígena é o destaque do programa Prosa e Fato desta semana

O mês é marcado pelo Acampamento Terra Livre (ATL), mobilização nacional que ocorre em Brasília, na sede da FUNAI

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Intervenção em Brasília do Abril Indígena de 2022 - Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

O mês de abril é marcado pela maior mobilização dos povos indígenas do país, o Abril Indígena, além de também ser o mês em que o tradicional "Dia do Índio", celebrado  todo 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A mudança, proposta pela ex-deputada federal Joenia Wapichana (Rede) e atual presidenta da FUNAI, tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. O Prosa e Fato de hoje tem como tema o Abril Indígena.

Leia: Sem demarcação, não há democracia: povos indígenas definem tema do Acampamento Terra Livre 2023

Nossos convidados são Rosália Ramos Andrade Pankararu, Coordenadora  do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado de Pernambuco e Saulo Feitosa, graduado em Filosofia e História, é indigenista, colaborador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e professor da UFPE. 

Leia: Doze mil Pataxó estão sob 'guerra de baixa intensidade' na Bahia, denunciam entidades indígenas

Durante todo o mês, diferentes povos organizam uma série de ações de mobilização pelos direitos dos povos tradicionais. Ao longo de todo o mês, durante o Acampamento Terra Livre (ATL) serão promovidas uma série de atividades na sede da FUNAI, em Brasília, tendo como mote a retomada e reconstrução da instituição para a garantia dos direitos indígenas.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga