Distrito Federal

CULTURA E LAZER

Mostra “Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura” estreia nesta quarta (12)

Com atividades gratuitas, a mostra reúne oficinas, rodas de conversa, cineclube e performances

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A mostra, que ocorre até o mês de maio e de forma gratuita, busca estreitar os vínculos entre os circuitos de arte e saúde mental e promover trocas - Acervo/Mostra “Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura”

Nesta quarta-feira (12) será lançada a Mostra “Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura” de forma gratuita no Espaço Cultural Renato Russo. Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorre no dia 18 de maio, a Mostra conta com oficinas, rodas de conversa, cineclube, performances e com a exposição “Inventando Vôos” de Marília Panitz e Carlos Silva no dia de estreia. 

Yasmin Adorno, idealizadora da mostra, conta que a ideia surgiu com a contribuição de vários coletivos. “A mostra Desalinhos e costuras: arte e loucura surge do encontro dos coletivos Cia Atravessa a Porta, Maluco Voador e Bloco do Rivotrio, que há quase 10 anos trabalham na intersecção entre arte e clínica ampliada da saúde mental no Distrito Federal. Os três coletivos já fizeram algumas ações juntos anteriormente, no carnaval, eventos de arte, saúde mental, acadêmicos e outros interesses que traçaram o caminho até a mostra”, disse.

O evento, que pretende estreitar os vínculos entre os circuitos de arte e saúde mental e promover trocas, tem como objetivo também favorecer a integração social e dar uma maior visibilidade às suas produções culturais. 

“Desejamos com levar o trabalho desenvolvido pelos três coletivos do DF para além dos circuitos de serviços de saúde mental, a fim de inserir os usuários desses serviços em outras redes de troca, para favorecer a integração social, bem como uma maior visibilidade de suas produções culturais. A mostra pretende costurar outros vínculos entre os circuitos de arte e saúde mental, divulgando trabalhos já existentes, incentivando a troca com outros coletivos locais com outros estados, bem como incitar debates sobre a construção de novas relações com o sofrimento psíquico, favorecendo espaços para a loucura habitar o social, a partir das linguagens artísticas”, explica Yasmin.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data de 18 de maio marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional. Para Yasmin, a arte e a criação podem contribuir para experiências de integração psíquica e inserção social.

“Um espaço de criação oferecido em um ambiente de cuidado pode contribuir para experiências de integração psíquica e inserção social. O encontro entre a criação e o cuidado favorece as necessidades clínicas dos sujeitos que encontram-se em sofrimento psíquico grave e também enriquece a cultura. Pessoas com experiências psíquicas não hegemônicas, possuem um modo próprio de criar. A partir da experimentação das linguagens artísticas exercitamos nossas capacidades simbólicas, lugar entre a subjetividade e a objetividade, estimulando a geração de novos sentidos sobre si e sobre o mundo. Criar outros sentidos, possibilita criar espaços para o que chamamos de “loucura” habitar o social, promovendo a inserção social”, conclui.

Mostra “Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura”

Quando: 12 de abril a 14 de maio

Onde: Espaço Cultural Renato Russo - 508 sul 

Entrada gratuita

Maiores informações na página da Mostra

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino