ASSISTA

Bem Viver na TV: 'Agricultura familiar é essencial para futuro da sociedade', alerta MST

Bem Viver na TV celebra mês de luta pela terra em entrevista com Ayala Ferreira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver na TV destaca importância da agricultura familiar, Reforma Agrária e alimentação saudável no mês de luta pela terra - Pedro Stropasolas/Brasil de Fato

A edição de hoje (15) do Bem Viver na TV, produção do Brasil de Fato, reforça a luta pela terra no mês conhecido entre os movimentos populares como Abril Vermelho, em memoria do massacre de Eldorado dos Carajás, que completa 27 anos esse ano. Na ocasião, 21 trabalhadores rurais foram mortos pela polícia militar do Pará, durante um protesto pacífico pelo direito à terra. 

Pra entender sobre a origem e objetivo dessa jornada de lutas, Ayala Ferreira, da direção nacional do pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fala sobre a mobilização e importância da Reforma Agrária Popular para o desenvolvimento do país.

"Após 27 anos, as famílias sem terra se mobilizam para colocar em curso um conjunto de pedidos para implementar o que nós chamamos de uma política da Reforma Agrária, que tem que ser implementada pelo Estado. Nossa pauta deste ano é mostrar para a sociedade brasileira, para o governo do presidente Lula e dos estados que para combater a fome e as desigualdades é preciso uma política de enfrentamento a concentração de terra no Brasil e de incentivo da agricultura familiar", afirma a dirigente.

 

De acordo com o movimento, nos últimos 16 anos houve uma diminuição de 30% da lavradora de arroz e feijão no Brasil. Se essa tendência se mantiver, devido aos efeitos do agronegócio, Ayala alerta para o risco do país perder a autonomia de produção de alimentos.

"Existe uma intencionalidade do agronegócio de substituir as lavradoras de produção de alimentos para a produção de commodites, cuja a única finalidade é a exportação. Por isso, pautar a agricultura familiar, a Reforma Agrária e a produção de alimentos diversos e saudáveis é muito importante para discutirmos nosso sentido de sociedade e nossa perspectiva de futuro", aponta ela.

O programa traz, ainda, denúncias de organizações da sociedade civil sobre o cultivo e o comércio de um tipo de trigo transgênico que acaba de ser aprovado no Brasil. 

E você vai conhecer o Coletivo Fulni-ô de Cinema de Águas Belas, em Pernambuco.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza e Sarah Fernandes