Mobilização nacional

Por paz nas escolas e revogação do Novo Ensino Médio, estudantes vão às ruas nesta quarta (19)

Além da revogação, secundaristas reivindicam conferências para construir uma "reforma popular do ensino médio"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A última mobilização nacional levou milhares de estudantes às ruas em 51 cidades em março - @XuniorL

Depois de organizar atos simultâneos em todo o país no último 15 de março, entidades estudantis convocam o segundo dia de mobilização nacional pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e por paz nas escolas para esta quarta-feira (19). Manifestações estão confirmadas nas cinco regiões do Brasil, em ao menos 27 cidades.

Continua após publicidade

Criado por Medida Provisória pelo governo Temer (MDB), o novo modelo está sendo implantado gradualmente nas escolas de todo o país e está previsto para se consolidar por completo até 2024.

Se, por um lado, o NEM aumenta a carga horária dos estudantes (de 800 para 1000 horas anuais), por outro, reduz o tempo de disciplinas das ciências básicas como história, geografia, filosofia. Dá espaço, por sua vez, às polêmicas matérias flexíveis, oferecidas nos chamados "itinerários formativos". Entre elas, disciplinas como "Brigadeiro caseiro" e "Torne-se um milionário".

:: Entenda o que é o Novo Ensino Médio, alvo de protestos por revogação e tema polêmico no MEC ::

Entidades dos movimentos estudantil e sindical, docentes e pesquisadores defendem a revogação do novo modelo, argumentando que ele privilegia uma profissionalização empreendedora de baixa complexidade e aumenta o abismo social entre escolas.  

"O que a gente quer, a partir das manifestações do dia 15 de março e agora do dia 19 de abril, é pressionar para que sejam feitas conferências do Ensino Básico de Educação, para abrir o debate de fato, que vá além de apenas uma portaria para consulta pública", destaca Jade Beatriz, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

"De fato, a escola precisa ser mais atrativa, mas com a reforma nesse modelo, não é isso que acontece. Na verdade, é completamente o movimento oposto: o que vemos é o afastamento dos estudantes da sala de aula, o aumento da desigualdade social e maior dificuldade de acesso ao ensino", argumenta Jade.

Suspensão e consulta pública

Ao Brasil de Fato, o MEC informou que a "reavaliação" do Novo Ensino Médio será "com base em diálogo amplo e democrático". A portaria referida por Jade Beatriz foi publicada pela pasta no último 9 de março e instituiu a realização, no prazo de 90 dias, de uma consulta pública sobre o tema, com base em audiências, seminários e pesquisas. Passados 40 dos 90 dias, a consulta ainda não começou. Nesta terça-feira (18), a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, informou que o cronograma deve ser anunciado na próxima segunda (24).

Pressionado, o Ministério da Educação (MEC) publicou nova portaria no último 5 de abril paralisando, por 60 dias, o cronograma de implementação do NEM. Até o momento, o presidente Lula (PT) e o ministro Camilo Santana sinalizam considerar uma reforma do modelo, mas não a sua revogação.

O Fórum Nacional de Educação (FNE), que reúne organizações da sociedade civil e do poder público, é uma das entidades organizando a consulta. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que compõe o Fórum, "os instrumentos que serão utilizados para a escuta da sociedade ainda estão sendo construídos" e "deverão ser divulgados na próxima semana".

Para a presidenta da Ubes, "há uma necessidade de serem feitas conferências regionalizadas e uma conferência nacional que tenha como pauta central a construção da reforma popular do ensino médio".

Confira os atos confirmados desta quarta (19): 

NORTE

Manaus (AM) - Bola do produtor, às 16h 

Belém (PA) - Mercado de São Brás, às 17h 

NORDESTE 

Maceió (AL) - CEPA, às 11h  

Retirolândia (BA) - Em frente à Câmara de Vereadores, às 8h30 

Fortaleza (CE) - Praça da Gentilândia, às 15h 

São Luís (MA) - Praça Deodoro, às 16h 

Teresina (PI) - Em frente ao IFPI, às 9h 

Natal (RN) - Midway Mall, às 14h 

Recife (PE) - Rua 13 de maio, em frente à Escola Luís Delgado, às 14h 

Garanhuns (PE) - Fonte luminosa, às 14h 

Arcoverde (PE) - Praça Winston Siqueira, às 9h 

CENTRO OESTE 

Brasília (DF) - Museu Nacional, às 9h 

Cuiabá (MT) - Praça Ipiranga, às 16h 

Cáceres (MT) - Unemat Campus Jane Vanini, às 17h 

SUDESTE 

São Paulo (SP) - MASP, às 8h 

Araraquara (SP) - Praça Santa Cruz, às 16h 

Sorocaba (SP) - Praça Fernando Prestes, às 16h 

Campinas (SP) - Largo do Rosário, às 13h 

Limeira (SP) - Praça Toledo Barros, às 9h 

Birigui (SP) - Praça James Mellor, às 14h 

Viçosa (MG) - Colégio de Aplicação UFV, às 12h 

SUL 

Curitiba (PR) - Praça Santos Andrade, às 17h 

Castro (PR) - Praça Manoel Ribas, às 17h30 

Londrina (PR) - Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, às 17h 

Cambé (PR) - Calçadão, perto da Igreja da Matriz, sem horário 

Foz do Iguaçu (PR) - Praça da Paz, às 16h 

Porto Alegre (RS) - Colégio Júlio de Castilhos, às 9h 

Florianópolis (SC) - Em frente ao IFSC, às 17h 

Edição: Nicolau Soares