Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

8 de janeiro

Chico Vigilante diz que CPMI do Congresso não altera investigações na CLDF

Após recusa de general Heleno, Comissão deve ouvir empresário investigado por financiar golpistas

25.abr.2023 às 13h24
Brasília (DF)
Valmir Araújo

Chico Vigilante quer aprovar convocação de general Heleno - Rinaldo Morelli/CLDF

A possível instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 8 de janeiro no Congresso Nacional não deve alterar os trabalhos de investigação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Essa foi a avaliação do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos na CLDF, deputado Chico Vigilante (PT).  

“Vamos continuar com o mesmo ritmo que estávamos antes e fazendo o trabalha que tem que ser feito”, destacou o presidente da CPI na CLDF, ao confirmar a agenda desta semana. Na próxima quinta-feira (27) está previsto o depoimento do empresário Adauto Lúcio de Mesquita, que é investigado por apoiar financeiramente o acampamento golpista em frente ao Quartel General do Exército.

:: Pacheco confirma instalação de CPMI dos Atos Antidemocráticos e governo já articula integrantes ::

O deputado Chico Vigilante lembrou que a CPI dos Atos Antidemocráticos foi instaurada para investigar, sobretudo, a responsabilidade da cúpula da Segurança do DF com os acontecimentos. “Fala-se muito da instalação dessa CPMI, mas ela não altera nada nosso calendário aqui na Câmara [CLDF]” assegurou Vigilante, acrescentando que “temos a responsabilidade de investigar a cúpula da Segurança do DF”.

General Heleno

No dia 19 de abril estava previsto o depoimento do general Augusto Heleno – titular do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro. Apesar de inicialmente confirmar presença o general Heleno não foi a oitiva. De acordo com Chico Vigilante o ex-ministro disse ter sido orientado a não comparecer à CPI “para não colocar mais gasolina”.

O presidente da CPI informou que será votado pelo colegiado da Comissão uma convocação para que o general Heleno compareça a oitiva na CLDF. “Precisamos ouvi-lo e por isso vamos aprovar uma convocação” avisou Vigilante. O requerimento para o convite de Heleno havia sido proposto por Fábio Félix (PSOL), que é titular da CPI.

Demais depoimentos

No dia 13 de abril a CPI da CLDF ouviu Joveci Xavier, que é sócio de Adauto Mesquita e investido por financiar os acampamentos golpista. Na ocasião, Mesquita tentou negar seu envolvimento e chegou a dizer que não participava das atividades, mas foi desmentido por fotos suas publicadas nas redes sociais em frente ao Quartel General do Exército e na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Já foram ouvidos o ex-secretário de Segurança Pública Júlio de Souza Danilo, o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime, o ex-secretário Executivo da SSP/DF Fernando de Sousa Oliveira, a ex-subsecretária de Inteligência da SSP/DF Marília Ferreira Alencar e o tenente-coronel da Polícia Militar Jorge Henrique da Silva Pinto. O ex-secretário Anderson Torres já foi convocado, mas por estar preso suspeito de colaboração com os atos não pode ser conduzido coercitivamente e até o momento não aceitou participar de uma oitiva da CPI.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PODCAST DE FATO

Racismo mata e exige políticas de reparação, afirma secretária de combate ao racismo da CUT/RS

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Servidores do INSS protestam contra fraudes e precarização da entidade em Porto Alegre

FUNCIONALISMO

Servidores públicos estaduais saem às ruas de Porto Alegre na luta por direitos

Aniversário de Marx

‘Não há futuro para editora que não invista na formação de leitores’, afirma organizador de festa de Marx em SP

Ednaldo afastado

Com presidente afastado, CBF é quintal da FIFA e parece o Congresso Nacional, diz comentarista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.